Dia Europeu da Informação para Jovens | 17 de abril | #mindmymind - Dia Europeu da Informação para Jovens | 17 de abril | #mindmymind

null Dia Europeu da Informação para Jovens | 17 de abril | #mindmymind

Dia Europeu da Informação para Jovens | 17 de abril | #mindmymind

Dar voz a jovens para que se expressem livremente e romper com o estigma da saúde mental.

01/04/2021

A 17 de abril,  a Agência Europeia de Informação e Aconselhamento para jovens | ERYICA, juntamente com os membros, de entre os quais o IPDJ, assinala o Dia Europeu da Informação para jovens e o aniversário de ERYICA em toda a Europa.

O Dia Europeu da Informação para Jovens é uma ocasião especial para aumentar a sensibilização para o direito dos jovens ao acesso a informação completa e fiável ​​e para reconhecer o trabalho dos profissionais da informação para jovens.

O ano 2020 foi repleto de desafios. O mundo inteiro foi forçado a  adaptar-se a uma nova realidade, em que encontros online, máscaras e distanciamento social tornaram-se o novo normal.

As empresas mudaram do presencial para o teletrabalho, as escolas iniciaram uma transformação digital e as viagens pareciam ser a última prioridade da nossa lista. Mudanças significativas ocorreram em um ritmo frenético. Mudanças que não deixaram espaço para adaptação; espaço para estar consciente da situação e das consequências com ela relacionadas, o que gerou um clima de medo e incerteza.
Por causa desta situação, a saúde mental tornou-se menos um tabu e mais um tópico recorrente de conversas nas esferas profissional e privada. Porém, ainda há muito a ser feito!

Por isso, a ERYICA lançou esta campanha associada ao Dia Europeu da informação para jovens. A mesma visa:

  • iniciar a discussão sobre questões de saúde mental;
  • ser palestrante para romper com o estigma da saúde mental entre os jovens;
  • normalizar a necessidade de pedir apoio para o bem-estar emocional;
  • dar voz a jovens para que se expressem livremente;
  • mostrar o profissionalismo, a proximidade e a experiência dos profissionais da informação para jovens em relação ao apoio à saúde mental e ao bem-estar e a fornecer ferramentas e recursos para lidar com qualquer preocupação.

Esta campanha é um esforço conjunto entre os serviços de informação para jovens e os jovens em toda a Europa. O subtítulo - Descobre o teu eu interior. Fala.-, é uma frase de chamariz clara para ambos:

- Descobre o teu eu interior: os/as jovens devem saber que não há problema em não se sentir bem o tempo todo. Eles devem identificar as diferentes emoções que sentem durante o dia e descobrir a melhor maneira de tirar o máximo proveito disso.
- Fala: os serviços de informação para jovens devem ser um espaço seguro para que os/as jovens se expressarem livremente. Uma plataforma/local para fazer qualquer pergunta e não se sentir julgado. Os trabalhadores da informação para jovens devem ser capazes de responder às suas dúvidas e pedidos ou aconselhá-los onde solicitar ajuda profissional.

Quer participar?
Siga a campanha nos social media, que se decorre de 1 a 17 de abril, e partilhe-a com a sua comunidade! Use as hashtags #EYID2021 e #mindmymind ou marque-nos - ERYICA e IPDJ - no Facebook, Instagram e Twitter.

Mais informação e acesso a materiais da campanha: geral@ipdj.pt 

Acede aqui a mais informação sobre a Campanha.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>