Conferência Iberoamericana «O Desporto em tempos de COVID-19» - Conferência Iberoamericana «O Desporto em tempos de COVID-19»

null Conferência Iberoamericana «O Desporto em tempos de COVID-19»

Conferência Iberoamericana «O Desporto em tempos de COVID-19»

Partilha de estratégias e políticas que mitiguem o impacto da pandemia.

22/05/2020

O presidente do Conselho Diretivo do IPDJ, Vítor Pataco, representa a delegação portuguesa numa vídeoconferência entre altos responsáveis do Conselho Iberoamericano do Desporto, que se realiza hoje, dia 22 de maio, a partir das 15 horas.

Os principais objetivos da reunião, em que participa, também, o diretor do Departamento de Desporto do IPDJ, Jorge Carvalho, consistem na partilha de estratégias e políticas que contribuam para atenuar o impacto generalizado na sociedade da pandemia COVID-19 que provocou a quase total suspensão dos eventos desportivos nacionais e internacionais. A procura de iniciativas conjuntas é fundamental diante desta situação que afeta principalmente os/as mais vulneráveis, tendo por base que, na América Latina, muitos/as atletas e treinadores/as suspenderam ou cancelaram os seus contratos de trabalho, e os centros desportivos foram adaptados como espaços de saúde restringindo, igualmente, a atividade física dos/das  cidadãos/cidadãs.

O impacto a médio e longo prazos ainda não está definido, parecendo improvável a reativação, no curto prazo, dos eventos massivos sem medidas rigorosas de saneamento. Por outro lado, esta pandemia destacou a importância da atividade física no Mundo tendo governos, organizações internacionais, federações, ligas, clubes, atletas profissionais e treinadores particulares, apelado ao exercício e à educação física durante a quarentena.

De forma criativa, por meio digital, surgiram métodos diversos para a saúde física, mental e emocional de todos. Alguns países incluíram a realização de atividades físicas ao ar livre como uma das exceções ao confinamento.

As respostas à pandemia devem envolver ações coordenadas, estimuladas pela troca de informações, especialmente pela repercussão na prática desportiva de crianças, idosos e pessoas com deficiência. Cada país deve enunciar, nesta conferência, as ações em desenvolvimento, ao nível desportivo, para mitigar os efeitos da pandemia nas populações e que iniciativas concretas de colaboração entre países podem ser realizadas.

Nesta reunião ministerial, no âmbito da cooperação para promover o desporto e a Agenda 2030, também vão participar organizações internacionais como OPAS, ONU Mulheres, Conselho da Europa, GIZ (Alemanha), LaLiga e WADA.

O evento pode ser acompanhado através da hashtag #DeporteYCovid.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>