Programa «Novas lideranças| Para um desporto +igual» com candidaturas abertas para jovens dirigentes desportivos - Programa «Novas lideranças| Para um desporto +igual» com candidaturas abertas para jovens dirigentes desportivos

null Programa «Novas lideranças| Para um desporto +igual» com candidaturas abertas para jovens dirigentes desportivos

Programa «Novas lideranças| Para um desporto +igual» com candidaturas abertas para jovens dirigentes desportivos

Capacitar jovens dirigentes para a liderança de um desporto mais igual, uma medida REALIZA | II Plano Nacional para a Juventude.

13/01/2023

Promovido pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e com a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PPDM), estão abertas até 15 de fevereiro, as candidaturas para o Programa de formação e mentoria «Novas lideranças| Para um desporto +igual», dirigido a jovens dirigentes desportivos que pretendam desenvolver as suas competências de liderança, integrando a igualdade entre mulheres e homens como uma prioridade na agenda de boa governação das suas organizações desportivas.

O programa de formação e mentoria é de frequência gratuita e decorre entre fevereiro e julho de 2023, sendo composto por três workshops em regime de internato, sessões de mentoria e uma conferência final.

O grupo de participantes a selecionar (oito mulheres e oito homens), com idades até aos 35 anos, irá definir planos de ação concretos para as suas organizações desportivas, visando concretizar os «Objetivos de Igualdade de Género e Inclusão, 2021-2024» do Comité Olímpico Internacional (COI) e contribuindo, desta maneira, para uma cultura de mudança no Desporto em Portugal.

Uma equipa de mentores e mentoras, dirigentes com reconhecida liderança na área do desporto, vai acompanhar o grupo de participantes partilhando o seu conhecimento e experiência e, em conjunto, contribuirão para moldar o futuro do desporto no nosso país.

O programa «Novas lideranças| Para um desporto +igual», é coordenado por Filipa Cavalleri, Presidente da Comissão Mulheres e Desporto do COP, terá como moderadora e dinamizadora Carla Rocha, apresentadora de rádio, na Renascença e consultora na área de comunicação, e pretende criar uma rede de líderes com capacidade para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, cuja liderança assente em valores, como o da igualdade entre mulheres e homens. Ao mesmo tempo pretende desenvolver o conhecimento da tomada de decisão no desporto para alcançar uma boa governação, aumentar o número de mulheres em posições de decisão no desporto, a nível local, regional e nacional e implementar os «Objetivos de Igualdade de Género e Inclusão, 2021-2024», do Comité Olímpico Internacional (COI).

O programa é promovido pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) com o apoio da Solidariedade Olímpica e assenta numa parceria colaborativa com o Instituto Português do Desporto e Juventude, com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e com Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PPDM). Propõe-se contribuir para a concretização do compromisso de ação do mandato da atual direção do COP 2022-2025, cujo objetivo prioritário é a «promoção e valorização do dirigismo desportivo feminino» e constitui resposta ao objetivo de capacitar jovens dirigentes para a liderança de um desporto mais igual inscrita no Plano Nacional para a Juventude (medida 175).

Porque todas e todos temos um papel a desempenhar! Muda o Jogo!

Inscrições até 15 de fevereiro aqui. Para mais informação, aceda à página web do Programa.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>