notícia

IPDJ apresenta campanha «Tu também podes ser a presidente do teu clube. Entra em campo» em Leiria

Combater estereótipos e promover a igualdade de género na liderança no desporto.

26/03/2024

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) apresentou no dia 22 de março, em Leiria, 2 sessões da campanha «Tu também podes ser a presidente do teu clube» com vista à promoção e incentivo a uma maior participação das mulheres na área da liderança no desporto.

As sessões decorreram em:

  • Escola Secundária Afonso Lopes Vieira,
  • Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo.

Desta forma, o IPDJ pretende demonstrar ao segmento de jovens raparigas do ensino secundário que ser mulher e ser presidente de um clube é possível, bem como contribuir para acabar com os estereótipos que mantêm as mulheres «fora de jogo», em matérias de liderança no desporto.

As sessões, incluíram um painel subordinado ao tema «Liderança e Dirigismo Desportivo no feminino», moderado por Pedro Morouço, diretor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.

O painel teve a participação de  Annarella Sanchez, fundadora da Annarella - Academia de Ballet e Dança e do  Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, Rute Martins. dirigente do Centro Popular e Recreativo da Pocariça, diretora da Entidade de Formação e capitã da equipa de futsal feminino e Joana Pedrosa, docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, membro do Conselho de Arbitragem da Associação Distrital de Atletismo de Leiria. 

As convidadas partilharam com as/os cerca de 114 alunas do ensino secundário presentes, em ambas as sessões, as suas experiências, motivações e desafios, enquanto mulheres na liderança de entidades desportivas, evidenciando as oportunidades de desenvolvimento de competências.

Marcaram presença nas sessões diretores e representantes das escolas envolvidas, Catarina Durão, diretora regional do centro do IPDJ, IP. e o vereador do Município de Leiria, Carlos Palheira.

Para mais informações sobre a campanha clique aqui.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>