notícia

Conclusões da Conferência de Juventude da União Europeia

Conhecer as conclusões da Conferência, que decorreu no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

13/04/2021

No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, teve lugar de 12 a 15 de março, a Conferência de Juventude da União Europeia e a Hackathon de 48 horas Solve the GAP, em formato digital, transmitido a partir de Vila Nova de Gaia, organizado pelo Ministério de Educação, através da SEJD/ IPDJ, e pelo o Conselho Nacional de Juventude (CNJ).

Sob o lema Juventude para a Europa, Europa para a Juventude: Espaço para Democracia e Participação, cerca de 150 delegados/as jovens e ministeriais, bem como representantes de instituições europeias do setor da juventude, trabalharam durante quatro dias em sete grupos de trabalho, no sentido de propor medidas e ações concretas para a atingir as metas do Objeto Europeu para a Juventude n.º 9 - Espaço e participação para todos.

Nestes grupos de trabalho, os/as participantes puderam igualmente dialogar com decisores/as políticos/as de Portugal, Alemanha, Eslovénia, bem como com representantes do Parlamento Europeu, da Comissão Europeia e do Conselho da Europa. Entre as várias propostas, os/as participantes elegeram as seguintes como prioritárias: 

  1. A implementação a nível nacional e local de mecanismos de auscultação jovem, como o Diálogo Jovem da União Europeia com a Juventude, na qual a Conferência de Juventude da União Europeia também acontece. 
  2. A implementação de um plano de formação de cidadania e ativismo comunitário, com base em metodologias de Educação Não formal, para a capacitação de jovens de grupos minoritários visando a sua inclusão plena. 
  3. A redução da idade de voto para os 16 anos. 
  4. Promoção de uma política de utilização fluída dos espaços públicos por jovens. 
  5. Desenho de recomendações a nível europeu para o desenvolvimento de espaços digitais para informação, participação e capacitação de jovens. 
  6. Criação de um mecanismo europeu de monitorização das oportunidades de formação e capacitação para jovens em contextos de aprendizagem não formal, alinhado com a Agenda Europeia do Trabalho com a Juventude. 
  7. A implementação de programas de educação para a cidadania em parceria com organizações de juventude e da sociedade civil recorrendo a metodologias de Educação Não Formal.
     

Aceda aqui a mais informação.

Atualizado em: 08/02/2022

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>