«Democracia aqui. Democracia agora» - «Democracia aqui. Democracia agora»

COMO PODEMOS AJUDAR?


null «Democracia aqui. Democracia agora»

«Democracia aqui. Democracia agora»

Campanha do Conselho da Europa para revitalizar a democracia.

01/03/2022

Esta é a página nacional da Campanha do Conselho da Europa «Democracia aqui. Democracia agora».

Rapariga com megafone, com jovens atrás.

 

Originalmente, Democracy here. Democracy now, é uma campanha para jovens do Conselho da Europa, para revitalizar a democracia e para fortalecer a confiança mútua entre os e as jovens e as instituições e processos democráticos.

A Campanha centra-se no acesso aos direitos humanos, na participação significativa dos/as jovens e no impacto da digitalização como fatores de democratização.

Em Portugal, o coordenador nacional da Campanha é o Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P..

Nesta página encontra informação sobre a Campanha e respetivas atividades e nível local, nacional e internacional, bem como recursos e ideias úteis.

Junte-se a nós!

 


 

Sobre a Campanha

O Conselho da Europa reconhece o potencial considerável e, portanto, o papel fundamental na promoção dos valores do Conselho da Europa que os jovens desempenham. A democracia tem sido particularmente desafiada nos últimos anos devido ao aumento do populismo, das fake news, um espaço cada vez menor para a sociedade civil e, mais recentemente, o impacto da pandemia de Covid-19. Tudo isso contribui para um clima em que os jovens temem represálias no exercício da liberdade de expressão e, ao mesmo tempo, demonstram um alto grau de interesse político, mas um baixo grau de engajamento com processos democráticos essenciais. A preocupação com a saúde das democracias na Europa têm sido constantemente levantada, sobretudo tendo em conta as sucessivas e múltiplas crises que perturbam a perspetiva de crescer com confiança no futuro. A guerra na Ucrânia agravou o sentimento de crise e a necessidade de agir para salvar a democracia e a paz.

A única resposta aos problemas da democracia é mais democracia: a democracia é um processo de democratização. Aprender sobre e para a democracia, apoiar e reconhecer estruturas e novas formas de participação juvenil, incluindo um ambiente propício para a sociedade civil juvenil, continuam a ser áreas-chave de ação.


O que é Democracia aqui. Democracia agora?
Democracia aqui. Democracia Agora é uma campanha para jovens do Conselho da Europa para revitalizar a democracia e fortalecer a confiança mútua entre os jovens e as instituições e processos democráticos. A Campanha centra-se no acesso aos direitos humanos, na participação significativa dos jovens e no impacto da digitalização como fatores de democratização.

A Campanha baseia-se em atividades realizadas com jovens e organizações juvenis a nível local, nacional e internacional, apoiadas por pontos de contacto nacionais e parceiros europeus. Essas atividades são apoiadas e ligadas pelo Conselho da Europa; os resultados e propostas emergentes dos jovens serão organizados e integrados em um convite à ação. A Campanha é democrática: os jovens e as suas organizações exploram o tema da revitalização da democracia e fazem as propostas a serem traduzidas em políticas e programas ao nível do Conselho da Europa.

A Semana de Ação pela Democracia, que terá lugar em Estrasburgo entre 27 de junho e 2 de julho de 2022, reunirá cerca de 500 ativistas de campanha para fazer um balanço das primeiras propostas e organizar outras ações.
A European Youth Foundation fornece apoio financeiro para atividades internacionais e projetos-piloto a nível local e nacional, organizados no âmbito da Campanha.
Uma conferência de avaliação em dezembro irá resumir os resultados e propor ações de acompanhamento.

 


 

Temas

Um calendário temático foi estabelecido para fornecer o cronograma para as atividades a serem realizadas dentro da campanha:

 



Ideias para atividades


A boa e velha discussão
Comece por conversar com os/as seus colegas: Que preocupaçõe tem sobre a democracia? Quais são os seus? Por que é importante agora? Que mudanças gostaria de ver na sua comunidade? Este passo essencial também o ajudará a mapear as preocupações e interesses dos outros e deverá ajudá-lo a identificar uma área de ação.

Leve  as suas discussões por diante: lance um podcast, Instatalk ou reunião na Câmara Municipal – os outros também podem querer partilhar e aprender.

Aprenda sobre cidadania democrática e direitos humanos
Pode organizar atividades educacionais - cursos de formação, seminários, educação/informação entre pares, reuniões com especialistas - para aprender mais sobre o sistema democrático e as instituições na sua comunidade ou a nível nacional; para aprender sobre direitos humanos, cidadania democrática, participação juvenil e sociedade civil juvenil; cogestão, democracia na escola, governança da Internet e participação juvenil, organizações internacionais, sistemas alternativos de participação democrática (por exemplo, democracia direta) – ou qualquer outra assunto em que esteja interessado/a!

Conheça os seu(s) representante(s)
Também pode organizar um encontro com formato de feira para que os jovens encontrem representantes da juventude e da sociedade civil juvenil. Em muitos países, existem conselhos nacionais de juventude para representar os interesses dos e das jovens. Da mesma forma, no Conselho da Europa, 30 jovens representando organizações juvenis no Conselho Consultivo para a Juventude tomam decisões sobre políticas e programas de juventude, juntamente com representantes do governo.

Eleições? Excelente!
As eleições são uma oportunidade importante para aprender mais sobre o sistema democrático, participar, defender e levar questões da juventude a serem colocadas na agenda pública. Pode contribuir para a educação e consciencialização de jovens eleitores, mobilizar jovens para participar nas eleições, apoiar os/as jovens na candidatura a cargos, organizar reuniões entre jovens e os candidatos a cargos, apoiar jovens na defesa de questões da juventude para serem incluídas nas agendas de topo, acompanhar as eleições e a campanha eleitoral.

Estão todos aqui?
O racismo e a discriminação dificultam a participação dos visados, pois passam claramente a mensagem de «não inclusão». A democracia às vezes é entendida como a «regra da maioria», mas os padrões modernos deixam claro que a representação e os interesses das minorias devem ser protegidos. Faça uma auditoria na sua organização de jovens, dê voz aos/às jovens de minorias na sua comunidade ou organize uma Biblioteca Viva para desafiar preconceitos e estereótipos na comunidade.

Notícias... notícias falsas... sem notícias
Uma imprensa livre e independente é considerada um elemento-chave para uma democracia funcional. Se os cidadãos não estiverem devidamente informados sobre o que está a acontecer, é provável que tomem decisões com base em informações limitadas ou tendenciosas. Os media sempre foram um dos primeiros alvos dos governos autoritários. No entanto, os media também esão em declínio devido às mudanças no cenário mediático geradas pela dominação das grandes empresas de tecnologia (por exemplo, Facebook, ou Google). Notícias falsas, desinformação e câmaras de eco exigem que os jovens tenham uma maior literacia para os media, para entender a informação a que estão expostos. Pode considerar organizar um teatro de jornal para apoiar os/as jovens na compreensão das notícias do dia a dia e as suas implicações, formando jovens, apoiando o jornalismo comunitário de jovens e assim por diante.

Levante-se... participe
A ação direta é importante. A solidariedade é a chave para o sucesso das sociedades democráticas. Pode organizar uma demonstração, um flash mob ou pode ser voluntário/a – a ação direta coloca-nos em contacto com outras pessoas na nossa comunidade.

Expresse-se
Todas as formas de Arte podem ajudar os/as jovens a expressar os seus interesses e preocupações e podem facilitar o processo de fazer propostas compreensíveis para um público maior. Além disso, pode ser divertido: pode organizar jams, sessões de teatro participativas ou fazer banda-desenhada sobre questões-chave. Pode até usar o que já existe: uma playlist de músicas sobre democracia pode despertar interesse e gerar inspiração. 

 



Recursos

Comunique a Campanha. Deixamos aqui os recursos disponíveis.

HASHTAGS | Com as hashtags 
#democraciaaquiagora

#democracyherenow

#IPDJ_IP 

Tags | Com as tags do Conselho da Europa nas redes Facebook e Twitter

 YouthCOE  @YouthCOE    YouthCOE @YouthCOE 

 

Tags | Com as tags IPDJ

signature_1540172987@IPDJip A close up of a sign

Description automatically generated@ipdj_ip signature_1122183804 YouthCOE  signature_1637041275 @IPDJIP    

Vídeos

Vídeo da Campanha em Portugal | Fundo preto

 

Vídeo da Campanha em Portugal | Fundo branco

 

Folheto
Aceda ao folheto da campanha aqui.

 

Imagens para Redes Sociais

Pode descarregar estas imagens para Facebook e Instagram.


 



Registo de Atividades

Partilhe as suas atividades no site europeu da campanha.

Preencha o formulário aqui com informação sobre as atividades que está a planear no âmbito da campanha. Uma vez submetidas e verificadas, a informação aparecerá no calendário de atividades. 
 



Notícias

Lançamento da Campanha «Democracia Aqui, Democracia Agora»
 



Contacte-nos 

Instituto Português do Desporto e da Juventude
Departamento de Informação, Comunicação e Relações Internacionais
Rua Rodrigo da Fonseca, n.º55 | 1250-190 Lisboa

Emails | margarida.saco@ipdj.pt e joao.eixa@ipdj.pt   

Telefone | 210 470 000

Siga a campanha nas redes sociais do IPDJ:

signature_1540172987A close up of a sign

Description automatically generatedsignature_1122183804signature_1637041275          
    

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.