evento

COMO PODEMOS AJUDAR?


Workshop «Digitalização e Democracia: oportunidades e desafios»

Refletir sobre o papel que o digital pode ter na promoção da cidadania democrática e dos valores dos direitos humanos.

IPDJ, com o apoio da FNAJ

  

27/09/2022 - 27/09/2022 - Online

O IPDJ, com a colaboração da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), promove um workshop/formação online, no próximo dia 27 de setembro, sobre Digitalização e Democracia: oportunidades e desafios.

O workshop decorrerá das 9h30 às 16h00, com intervalo para almoço, e é uma ação de formação certificada no âmbito da educação não-formal. 

A formação é gratuita, sendo necessária inscrição neste formulário. Inscrições até às 12h00 de dia 26 de setembro próximo (inscrições limitadas – sujeitas a confirmação).

Tem como objetivos:

  • ajudar jovens, técnicos de juventude e outros interessados a refletir sobre o papel que o digital pode ter na promoção da cidadania democrática e dos valores dos direitos humanos;
  • bem como, refletir sobre as novas ferramentas de comunicação que exigem uma nova abordagem para envolver os cidadãos, nomeadamente cidadãos jovens, nos processos de tomada de decisões.

Os novos modos de participação com base na intervenção online e no clique-ativismo permitem criar novas formas de participação política e envolvimento cívico.

Esta ação enquadra-se no Projeto Centro Internet Segura e faz parte de um conjunto de atividades da Campanha Democracia aqui | Democracia Agora, que decorrem em Portugal e também noutros países da Europa.

Democracia aqui | Democracia Agora é uma campanha de juventude do Conselho da Europa para revitalizar a democracia e fortalecer a confiança mútua entre os jovens e as instituições e processos democráticos. A Campanha tem como foco o acesso aos direitos humanos, a participação significativa dos jovens e o impacto da digitalização como fatores de democratização.

A formação será assegurada pela formadora Inês Alexandre, Transformers, Formadora do IES - Social Bussiness School, uma das 100 jovens portuguesas mais influentes no projeto 100 oportunidades dos Global Shapers - Fundadora e CEO They-Lab, Learning Experience Designer - NovaSBE, ex Head of Digital Ecosystem e People&Culture Manager- Girl Move Academy, Advisor e ex CEO do Movimento Transformers, ex Project Manager da Conferência Europeia de Juventude da Presidência Portuguesa da União Europeia.

 

Créditos | Conselho da Europa

Atualizado em: 03/01/2023

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.