Outros Recursos

COMO PODEMOS AJUDAR?


Outros recursos

Campanhas, publicações, vídeos, jogos e outros materiais



Campanhas

 

  • «Dá um tempo!»

Campanha de e para jovens cujo objetivo é sensibilizar este grupo etário da importância dos seus atos para uma efetiva mitigação da pandemia COVID-19, reforçando o seu papel como agentes ativos da prevenção e exemplo de comportamentos responsáveis a adotar neste período.

Dá um tempo até à festa da vitória contra a pandemia! Segue as recomendações da Direção-Geral da Saúde. Conhece a campanha e as imagens das recomendações aqui.

Partilha nas tuas redes sociais, entre amigos e família. Tu também podes fazer a diferença nesta luta que é de todos!

 

Publicações

 

  • Sobre jovens/juventude

Juventude(s) do local ao nacional: que intervenção? [PDF] / coord. Vieira, M. M., Ferreira, V. S.

Edição: IPDJ/Afrontamento

ISBN: 978-972-36-1769-6

Realizado entre novembro de 2017 e maio de 2018, o presente estudo teve como principal objetivo realizar o levantamento exaustivo e integral de elementos-chave referentes às políticas municipais de Juventude, no sentido de conhecer a implantação e extensão de questões juvenis na agenda e estrutura dos governos municipais. Pretendeu-se apurar, para cada um dos municípios portugueses, três grandes domínios de atuação na área da Juventude, correspondentes aos próximos capítulos deste livro: a sua estrutura de intervenção (modelos de governança local, recursos financeiros e humanos alocados); as formas de intervenção adotadas (planos municipais, auscultação dos jovens, divulgação de informação, apoios ao associativismo juvenil, estruturas e serviços disponibilizados); e, ainda, o diagnóstico (principais problemas dos jovens) e as soluções (prioridades e propostas) postas em prática no mandato autárquico anterior (2013-2017) e previstas para o atual (2018-2021), no sentido de compreender continuidades e ruturas numa perspetiva mais longitudinal.

 

  • Associativismo Juvenil

No seguimento da criação dos Manuais de Desconfinamento, a Federação Nacional das Associações Juvenis considera fundamental manter as associações juvenis informadas para que possam realizar as suas atividades da forma mais segura, mantendo ativo o trabalho com os jovens e promovendo o desenvolvimento social das suas comunidades.

Neste sentido, para complementar o Manual Desconfinar Associativo já existente e contemplar as últimas diretrizes para a realização de atividades, inclusive em eventos como conferências, seminários ou feiras, foi produzido o documento orientador adicional que pode consultar aqui.

 

 

No sentido de reforçar o Diálogo Jovem de Base Local que a FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis tem vindo a protagonizar em parceria com as Autarquias, e em linha com o Plano Nacional de Políticas Locais de Juventude, esta Federação apresenta o Plano Nacional de Políticas Locais de Juventude – Edição Especial COVID-19 esperando ajudar a encontrar algumas respostas, medidas, ideias e ações que os Municípios possam desenvolver para apoiar os/as jovens e as suas organizações em tempos de pandemia Covid-19 e neste período de pós-confinamento.

Na prossecução dos seus objetivos, a FNAJ tem desenvolvido diversas ações e documentos de apoio adaptados à realidade que vivenciamos por forma a minimizar o  impacto socioeconómico desta pandemia nas organizações de juventude.

Conheça e descarregue o documento aqui.

 

 

  • Para crianças e jovens 

 

Diário de bem-estar

Edição: Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa

Ferramenta prática, direcionada para jovens entre os 10 e os 15 anos de idade, que pretende ajudar as crianças/jovens a lidar melhor com este período de quarentena. O objetivo é apoiar, de uma forma lúdica, o seu desenvolvimento saudável e equilibrado.

 

  • Vídeos

Net Viva e Segura

Projeto: DECO com o apoio da Google

Três youtubers, a Joana Gama, o Ric Fazeres e a Rita Camarneiro dizem o que pensam sobre segurança, respeito e privacidade na internet. Tudo isto no âmbito da iniciativa «NET Viva e Segura» promovida pela DECO, com o apoio do Google, que convida as escolas a produzir vídeos de sensibilização para uma utilização mais segura e consciente da Internet, de forma original e criativa. Esta iniciativa tem o objetivo de alertar para a importância de proteger a privacidade do/a utilizador/a na rede. No âmbito deste projeto, a DECO criou um site que disponibiliza informação e dicas importantes para os/as utilizadores/as da Internet.

 

 

Atualizado em: 03/02/2021

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.