notícia

Tertúlia «Liderança e Dirigismo Desportivo no Feminino»

Fomentar a igualdade de género na liderança no desporto na Escola Secundária D. Sancho I, em Vila Nova de Famalicão

26/01/2024

A Escola Secundária D. Sancho I, em Vila Nova de Famalicão acolheu ontem, dia 25 de janeiro a Tertúlia «Liderança e Dirigismo Desportivo no Feminino». A sessão contou com a presença e participação de Luísa Azevedo, Vereadora da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Cristina Aguiar, Presidente da Direção do Grupo Desportivo do Louro e Isabel Columbano, Coordenadora do Desporto Escolar na Escola Secundária D. Sancho I.

Maria Helena Pereira, Diretora da Escola Secundária D. Sancho I deu as boas-vindas e o Diretor Regional do Norte do IPDJ, I.P., Vitor Baltazar Dias, apresentou a campanha aos presentes na sessão.

O Painel foi moderado pelo jovem André Pinto, finalista do programa «Novas Lideranças.

Luisa Azevedo referiu-se enquanto ex-árbitra de futebol sobre as aptidões necessárias e a forma de lidar com a adversidade para estar nos jogos masculinos.

Cristina Aguiar descreveu o seu percurso pessoal e profissional num contexto associado à Presidência de um clube de Futebol.

Isabel Columbano mencionou a importância da participação desportiva feminina na escola e descreveu o seu percurso profissional até chegar a Coordenadora do Desporto Escolar na Escola Secundária D. Sancho I.

Todas apelaram às jovens presentes para se empenharem na igualdade de género no desporto e na vida, uma vez que o futuro está nas suas mãos.

O  Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) lançou no passado dia 25 de outubro, a campanha «Tu Também Podes Ser Presidente do teu clube» de promoção e incentivo a uma maior participação das mulheres na área da liderança no desporto, tornando o meio mais equitativo em termos de género.

Esta campanha foi concebida para ser direcionada às raparigas, alunas do ensino secundário, valorizando a liderança e o dirigismo desportivo no feminino, sob o mote «Tu também podes ser a presidente do teu clube. Entra em campo».

Desta forma, o IPDJ pretende demonstrar ao segmento de jovens raparigas do ensino secundário que ser mulher e ser presidente de um clube é possível, bem como contribuir para acabar com os estereótipos que mantêm as mulheres fora de jogo, em matérias de liderança no desporto.

Esta iniciativa está de acordo com as recomendações do Grupo de Trabalho Para a Igualdade de Género no Desporto, que no seu relatório final referiu esta como uma das áreas prioritárias de intervenção, apontando para a criação de oportunidades de desenvolvimento de competências na área da gestão e liderança desportiva.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>