notícia

Publicada lei que estabelece regime jurídico da integridade do desporto e do combate aos comportamentos antidesportivos

O diploma procede ainda à quarta alteração ao regime jurídico da exploração e prática das apostas desportivas à cota de base territorial.

19/01/2024

Foi publicada a Lei n.º 14/2024, de 19 de janeiro, que estabelece o regime jurídico da integridade do desporto e do combate aos comportamentos antidesportivos contrários aos valores da verdade, da lealdade e da correção e suscetíveis de alterar fraudulentamente os resultados da competição. 
Esta lei revoga ainda as Leis nº 112/99, de 3 de agosto, e 50/2007, de 31 de agosto.

Com este diploma é criada a plataforma nacional destinada ao tratamento da manipulação de competições desportivas a que se refere a Convenção do Conselho da Europa sobre a Manipulação de Competições Desportivas, aberta a assinatura em Macolin, a 18 de setembro de 2014, e aprovada pela Resolução da Assembleia da República n.º 109/2015, de 7 de agosto. 

É ainda criado o Conselho Nacional para a Integridade do Desporto, presidido pelo Presidente do Conselho Diretivo do IPDJ, com competências, entre outras, para emitir parecer sobre o programa nacional para a integridade do desporto; promover a análise e o debate público sobre questões relacionadas com a integridade do desporto; avaliar e acompanhar globalmente as ações formativas, pedagógicas e educativas; dar parecer sobre propostas de diplomas em matérias relacionadas com a integridade do desporto, seja por iniciativa própria ou quando para tal venha a ser solicitado pelo Governo.

Consulte o diploma legal aqui.

Atualizado em: 19/01/2024

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>