notícia

Programa «Parlamento dos Jovens» 2024: Eleitos/as deputados/as do distrito de Leiria

Jovens deputados/as de Leiria vão defender propostas das escolas do distrito na Assembleia da República.

08/03/2024

Realizou-se, no dia 5 de março, no auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Socias de Leiria (ESECS), a Sessão Distrital de Leiria | Ensino Secundário do Programa Parlamento dos Jovens, onde se tomaram as deliberações ao nível do círculo eleitoral de Leiria e se elegeram os/as deputados/as à Sessão Nacional, que se realiza na Assembleia da República, nos dias 27 e 28 de maio.

Na mesa da sessão de abertura estiveram presentes a vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, Anabela Graça, diretor da Escola Superior de Educação e Ciências Socias de Leiria, Pedro Morouço, representante da Direção de Serviços Regional de Educação do Centro, Cristina Ferreira, diretora regional do centro do Instituto Português do Desporto e Juventude, Catarina Durão e o jovem presidente da Sessão Distrital, Vicente Alves, da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, de Caldas das Rainha.
  
Na sessão estiveram presentes 31 escolas com 96 deputados, tendo sido eleitos para representarem o Círculo Eleitoral de Leiria na Sessão Nacional as seguintes escolas e respetivos deputados e deputadas:

  • Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, Bombarral | Rodrigo Mendes (Porta-Voz) e Vera Silva Gonçalves;
  • Externato Cooperativo da Benedita, Alcobaça | Martim Carvalho e Marta Filipa Couto Luís;
  • Escola Secundária D. Inês de Castro, Alcobaça | Guilherme Paulino Freire e Inês de Sousa Gomes, e  
  • Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha | Madalena Mestre e Madalena Caroço.

Escolas Suplentes:

  1. Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, Maceira | Margarida Soares Matias e Manuel João Videira Francisco;
  2. Agrupamento de Escolas São Martinho do Porto, Alcobaça | Rodrigo   Carvalho e Miguel Madeira.

O tema proposto em nome do Círculo Eleitoral de Leiria à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência para debate no próximo ano letivo é: «As Migrações: abrir ou fechar portas?».

No Distrito de Leiria o Programa Parlamento dos Jovens envolveu 32 escolas, 780 alunos, 13.570 eleitores inscritos, 5.572 votantes, 78 listas e 211 turmas.

A mesa que conduziu a sessão distrital foi constituída pelo presidente, Vicente Alves da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, vice-presidente Kaixin Cheng, do Agrupamento de Escolas São Martinho do Porto e pela secretária Iara Sebastião, do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, Maceira.

Pode consultar aqui o Projeto de Recomendação do Círculo Eleitoral de Leiria, que irá estar em discussão na Sessão Nacional.

Para conhecer melhor o Programa Parlamento dos Jovens pode consultar a página do mesmo, clicando aqui.

Contatos

Email

mailleiria@ipdj.pt

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>