notícia

«Parlamento dos Jovens» 2024: Eleitos/as deputados/as do distrito de Aveiro

Jovens deputados/as de Aveiro vão defender propostas das escolas do distrito na Assembleia da República.

20/03/2024

Realizou-se, no dia 19 de março, no Cineteatro de Estarreja, a Sessão Distrital de Aveiro | Ensino Secundário do Programa Parlamento dos Jovens, onde se tomaram as deliberações ao nível do círculo eleitoral de Aveiro e se elegeram os deputados à Sessão Nacional, que se realiza na Assembleia da República, nos dias 27 e 28 de maio.

Na mesa da sessão de abertura estiveram presentes o deputado da Assembleia da República, Rui Vilar, o vice-presidente da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria, a representante da Direção de Serviços de Educação do Centro, Conceição Santos, a representante da Direção Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude, Ana Caria e a jovem presidente da Sessão Distrital, Diana Gomes, do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento de Aveiro.

Na sessão estiveram presentes 32 escolas com 97 deputados, tendo sido eleitos para representarem o Círculo Eleitoral de Aveiro na Sessão Nacional as seguintes escolas e respetivos deputados e deputadas:

  • Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis: Joana da Silva Barbosa (Porta-Voz) | Stacy Margarida da Silva Rodrigues
  • Agrupamento de Escolas de Ovar Sul: Matilde Pinho Alves | Lara Sofia Silva Pinho
  • Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, Aveiro: Mafalda Ramos | Maria Afonso
  • Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, São João da Madeira | Cláudio Filipe Araújo Silva | Rúben Filipe Oliveira Marques

Escolas Suplentes:

  1. Agrupamento de Escolas José Estêvão, Aveiro | João Pedro Ferreira Marques da Silva | Mariana Oliveira e Silva Laranjeiro
  2. Escola Básica e Secundária Padre António Morais da Fonseca, Murtosa | Henrique Rendeiro Silva da Cunha | Luísa Cascais Penajóia

O tema proposto em nome do Círculo Eleitoral de Aveiro à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência para debate no próximo ano letivo é: «O futuro do trabalho: desafios e oportunidades para os jovens».

No Distrito de Aveiro o Programa Parlamento dos Jovens envolveu 33 escolas, 930 alunos, 12.977 eleitores inscritos, 6.874 votantes, 93 listas e 220 turmas.

A mesa que conduziu a sessão distrital foi constituída pela presidente, Diana Gomes do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento de Aveiro, vice-presidente Francisco, Teixeira da Escola Profissional ADJ - Academia de Desporto de Jobra e pelo secretário, Francisco Silva da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro de Oliveira de Azeméis.

Pode consultar aqui o Projeto de Recomendação do Círculo Eleitoral de Leiria, que irá estar em discussão na Sessão Nacional.

Para conhecer melhor o Programa Parlamento dos Jovens pode consultar a página do mesmo, clicando aqui.

Contatos

Email

mailaveiro@ipdj.pt

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>