notícia

Programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas» recebe um reforço de 1,5 milhões de euros

Resolução de Conselho de Ministros aprova o programa gerido pelo IPDJ e a respetiva despesa, para o período de 2023 a 2026.

27/01/2023

Foi aprovada, em Conselho de Ministros, a resolução que aprova o programa gerido pelo IPDJ, «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas», e a respetiva despesa, para o período de 2023 a 2026.

A Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, afirmou que o Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas vai receber um reforço de 1,5 milhões de euros por ano, com o apoio do IPDJ, Fundo Ambiental e da Proteção Civil.

A Ministra falava em Vila da Rei, no âmbito da iniciativa «Governo Mais Próximo», onde afirmou também que «este programa é essencial na prevenção dos fogos florestais».

«O programa tem um reforço de 1,5 milhões de euros por ano para permitir que mais jovens participem. Desde 2017 até hoje já foram desenvolvidos 2400 projetos, envolvidas 800 entidades e participaram 10 mil jovens voluntários», detalhou.

Ana Catarina Mendes disse que o objetivo do Governo é «aumentar a participação de jovens no projeto» para que possam, «desta forma, conhecer melhor o seu território e a floresta».

«É também um despertar para a cidadania. Temos jovens com enorme vontade de participar na sociedade portuguesa» frisou.

Nesta ação em Vila de Rei, além da Ministra da Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, estiveram presentes o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.

Ao longo dos últimos cinco anos, este programa envolveu cerca de 10 000 jovens, a nível nacional, enquadrados em 1 400 projetos.

O «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas» é uma das 425 medidas que integra o REALIZA – II Plano Nacional para a Juventude, iniciativa do Governo, que assume como prioritário o investimento na população mais jovem, numa perspetiva transversal às diversas áreas governativas, apostando na articulação interministerial, com vista ao reforço da proteção especial dos direitos das pessoas jovens no âmbito do preconizado na Constituição da República Portuguesa.

A data de abertura de candidaturas para entidades promotoras de projetos será anunciada em breve. Podem candidatar-se a desenvolver projetos, entidades sem fins lucrativos, que prossigam os objetivos abrangidos pelas áreas de intervenção do programa, autarquias locais e estabelecimentos de ensino, e onde possam ser enquadrados voluntários/as dos 14 aos 30 anos de idade.

Para mais informações sobre o Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas aceda aqui

Atualizado em: 01/02/2023

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>