notícia

Portugal, através do IPDJ, eleito para presidir ao Comité Diretor Europeu de Juventude do Conselho da Europa (CDEJ)

Visa promover a cooperação entre governos no sector da juventude, e espaço de troca de boas práticas e elaboração de textos normativos.

13/10/2022

Portugal, através do diretor do Departamento de Informação, Comunicação e Relações Internacionais do IPDJ, I.P., Jorge Orlando Queirós, foi eleito para a presidir ao Comité Diretor Europeu de Juventude do Conselho da Europa (CDEJ) durante o ano de 2023, com possibilidade de assunção da presidência do Comité Misto de Juventude (CMJ) em 2024.

O CDEJ é o Comité do Conselho da Europa, que reúne os 48 Estados que integram a Convenção Cultural Europeia, sendo constituído por representantes dos respetivos Governos. Tem por missão promover a cooperação entre governos no sector da juventude, constituindo-se como espaço de troca de boas práticas e participação na elaboração de textos normativos.

Juntamente com o Conselho Consultivo de Juventude (CCJ), onde têm assento as organizações não governamentais, o CDEJ integra o sistema de cogestão do Conselho da Europa, materializado no Conselho Misto de Juventude (CMJ), que tem por missão estabelecer as prioridades, objetivos e orçamentos do sector da juventude. Trata-se, assim, do órgão de decisão e de tomada de decisões do Conselho da Europa e dos parceiros não governamentais do Departamento da Juventude.

Num espírito de cogestão, cabe ao CMJ desenvolver uma posição partilhada sobre as prioridades globais do sector da juventude, os objetivos anuais/plurianuais, os principais envelopes orçamentais e as especificações orçamentais necessárias, no quadro político e orçamental estabelecido pelo Comité de Ministros do Conselho da Europa. Contribui igualmente para a integração efetiva das políticas de juventude no programa de atividades do Conselho da Europa.

As campanhas do Conselho da Europa Todos Diferentes Todos Iguais, Movimento Contra o Discurso de Ódio Online e, agora, a campanha em curso Democracia Aqui | Democracia Agora, foram pensadas e geridas a partir do Conselho da Europa e destes órgãos de cogestão.

Para saber mais sobre o setor da juventude do Conselho da Europa, sobre os programas para a juventude, bem como sobre oportunidades de financiamento de projetos através da Fundação Europeia de Juventude, aceda aqui a mais informação.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>