notícia

Parlamento dos Jovens do Secundário em Castelo Branco: Eleitas as escolas e deputados/as para a Sessão Nacional

Promover a cidadania e a democracia junto dos/as jovens.

24/02/2022

Realizou-se, no dia 22 de março, no auditório dos serviços de Castelo Branco do Instituto Português do Desporto e Juventude, a Sessão Distrital do Ensino Secundário do Programa Parlamento dos Jovens, onde se tomaram as deliberações ao nível do círculo eleitoral sobre o tema «Fake News: O Impacto da desinformação na democracia», e se elegeram os/as deputados/as à Sessão Nacional, que se realiza na Assembleia da República, nos dias 30 e 31 de maio.

Na mesa da sessão de abertura estiveram presentes a Deputada da Assembleia da República, Cláudia André, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, a Diretora Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude, Catarina Durão e a jovem Presidente da Sessão Distrital, Eduarda Gouveia, do Agrupamento de Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Covilhã,

Na sessão estiveram presentes 16 escolas (35 deputados/as efetivos/as e 16 suplentes), tendo sido eleitos/as para representarem o Círculo Eleitoral de Viseu na Sessão Nacional as seguintes escolas e respetivos deputados e deputadas:

  • Escola Secundária de Sertã 
    • Deputados/as: João Antunes e Filipe Pedro
  • Escola Secundária Frei Heitor Pinto, Covilhã
    • Deputados/as: Rita Lucas e Gabriel Pinto 
  •  Escola Secundária Nuno Álvares, Castelo Branco
    •  Deputados/as: João Francisco Martins (porta-voz) e Catarina Martins

Escolas Suplentes:

  • 1.º - Escola Secundária Campos de Melo, Covilhã
    • Deputados/as: Miguel Lopes Horta e Ana Marques
  • 2.º Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense
    • Deputados/as: Fátima Vicente e Carolina Mendes 

Pode consultar aqui o Projeto de Recomendação do Círculo Eleitoral de Castelo Branco, que irá estar em discussão na Sessão Nacional.

O tema proposto em nome do Círculo Eleitoral de Castelo Branco à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência para debate no próximo ano letivo é: «Combate ao Racismo e Xenofobia».

No Distrito de Castelo Branco o Programa Parlamento dos Jovens envolveu 19 escolas, 260 alunos, 4 482 eleitores inscritos, 2 298 votantes, 26 listas e 81 turmas.

A mesa que conduziu a sessão distrital foi constituída pela Presidente, Eduarda Gouveia, do Agrupamento de Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Covilhã, a Vice-Presidente: Mariana Nunes, da Escola Secundária de Sertã e a secretária, Maria do Carmo Bom Jesus, da Escola Secundária Frei Heitor Pinto, Covilhã.

Para conhecer melhor o Programa Parlamento dos Jovens pode consultar a página do mesmo, clicando aqui.

Contatos

Email

mailcbranco@ipdj.pt

Redes Sociais

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>