notícia

Parlamento dos Jovens do Secundário em Aveiro: Eleitas as escolas e deputados/as para a Sessão Nacional

Promover a cidadania e a democracia junto dos/as jovens.

07/04/2022

Realizou-se, no dia 5 de abril, no Teatro Aveirense, a Sessão Distrital do Ensino Secundário do Programa Parlamento dos Jovens, onde se tomaram as deliberações ao nível do círculo eleitoral e se elegeram os deputados à Sessão Nacional, que se realiza na Assembleia da República, nos dias 30 e 31 de maio.

Na mesa da sessão de abertura estiveram presentes a Deputada da Assembleia da República – Joana Sá Pereira, o Vereador da Câmara Municipal de Aveiro - João Machado, a Delegada Regional da Direção Regional dos Estabelecimentos Escolares do Centro – Cristina Oliveira, a Diretora Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude, Catarina Durão e a jovem Presidente da Sessão Distrital, Cíntia Cunha do Agrupamento de Escolas Águeda Sul.

Na sessão estiveram presentes 25 escolas (49 deputados/as efetivos/as e 24 suplentes), tendo sido eleitas para representarem o Círculo da Aveiro na Sessão Nacional, as seguintes escolas e respetivos deputados e deputadas:

- Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis
Deputados: Álvaro Pinto Xará – Inês Pinho Silva

- Agrupamento de Escolas João Silva Correia, S. João da Madeira
Deputados: Carolina Gomes Silva Vieira Araújo – Francisco Rocha Freitas Brandão

- Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, Aveiro
Deputados: Vicente Cruzeiro Marques (Porta-Voz) – Xavier Rendeiro Silva Cunha

- Escola Secundária José Estevão, Aveiro
Deputados: Bárbara Sousa – João Pedro Ferreira Marques da Silva

Escolas Suplentes:

1.º - Escola Secundária de Gafanha da Nazaré, Ílhavo
     Deputados: Luísa Vilarinho – Rui Lopes

2.º - Escola Básica e Secundária Coelho e Castro, Fiães – Santa Maria da Feira
      Deputados: Filipe Oliveira Sousa – Lara Ferreira Martins 

O tema proposto em nome do Círculo da Aveiro à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência para debate no próximo ano letivo é: “Reforma do sistema de ensino em Portugal”

No Distrito de Aveiro o Programa Parlamento dos Jovens envolveu em todas as suas fases 26 escolas, 808 alunos/as, 10 521 eleitores/as inscritos/as, 4 924 votantes, 67 listas e 136 turmas.

A mesa que conduziu a sessão distrital foi constituída pela Presidente, Cíntia Cunha, do Agrupamento de Escolas Águeda Sul, João Ferreira Martins do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, Aveiro e Glaycon Silva do Agrupamento de Escolas de Esgueira.

Pode consultar aqui o Projeto de Recomendação do Círculo Eleitoral de Aveiro, que irá estar em discussão na Sessão Nacional.

Para conhecer melhor o Programa Parlamento dos Jovens pode consultar a página do mesmo, clicando aqui.

Contatos

Email

mailaveiro@ipdj.pt

Redes Sociais

Atualizado em: 07/04/2022

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>