notícia

Parlamento dos Jovens do Secundário 2024 em Castelo Branco: Eleitas as escolas e deputados/as para a Sessão Nacional

Jovens deputados/as de Castelo Branco vão defender propostas das escolas do distrito na Assembleia da República.

12/03/2024

Realizou-se, no dia 11 de março, no auditório dos serviços de Castelo Branco do Instituto Português do Desporto e Juventude, a Sessão Distrital de Castelo Branco | Ensino Secundário do Programa Parlamento dos Jovens, onde se tomaram as deliberações ao nível do círculo eleitoral de Castelo Branco e se elegeram os/as deputados/as à Sessão Nacional, que se realiza na Assembleia da República, nos dias 27 e 28 de maio.

Na mesa da sessão de abertura estiveram presentes Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Paula Custódio Reis e Tiago Monteiro, deputados da Assembleia da República, Catarina Durão, diretora regional do centro do Instituto Português do Desporto e Juventude e o jovem presidente da Sessão Distrital, Nuno Miguel Martins, da Escola Secundária do Fundão. 

Na sessão estiveram presentes 17 escolas com 54 deputados/as, tendo sido eleitas para representarem o Círculo Eleitoral de Castelo Branco na Sessão Nacional as seguintes escolas e respetivos deputados e deputadas:

  • Escola Secundária Frei Heitor Pinto, da Covilhã | Rui Vaz (porta-voz) e Guilherme Torgal; 
  • Escola Secundária Amato Lusitano, de Castelo Branco | Francisco Soares e Maria de Castro, e
  • Escola Secundária da Sertã | Mariana Pereira e Margarida Ribeiro.

Escolas Suplentes:

  • Escola Profissional Agostinho Roseta | Maria Ribeiro e João Godinho e
  • Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova | Ana Silva e Maria Pereira.

O tema proposto em nome do Círculo Eleitoral de Castelo Branco à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência para debate no próximo ano letivo é: «O futuro da agricultura em Portugal.»

No Distrito de Castelo Branco, o Programa Parlamento dos Jovens envolveu 19 escolas. Votaram nas listas candidatas 2 376 alunos/as, em 5 103 eleitores inscritos e 320 alunos de 86 turmas participaram em 32 listas.

A mesa que conduziu a sessão distrital foi constituída pela presidente, Nuno Miguel Martins, da Escola Secundária do Fundão, pela vice-presidente Milena Nave, Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense e pelo secretário Leonardo Bento, da Escola Secundária Nuno Álvares, de Castelo Branco.

Pode consultar aqui o Projeto de Recomendação do Círculo Eleitoral de Castelo Branco, que irá estar em discussão na Sessão Nacional.

Para conhecer melhor o Programa Parlamento dos Jovens pode consultar a página do mesmo, clicando aqui.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>