notícia

Ana Catarina Mendes visita projetos «Por Um Sardoal Verde» do programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

Patrícia Costa Gaspar e João Paulo Correia acompanharam a visita aos projetos promovidos pela Câmara Municipal do Sardoal.

28/07/2023

Na data em que se assinala o Dia Internacional da Conservação da Natureza, a ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, acompanhada pela secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Costa Gaspar, e pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, visitou na manhã desta sexta-feira, as três iniciativas do projeto «Por Um Sardoal Verde», integrado no programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas». A acompanhar esta deslocação estiveram a vice-presidente do IPDJ, Selene Martinho, e o presidente da Câmara Municipal do Sardoal, Miguel Borges.

A visita passou pela zona de lazer da Lapa e pela torre de vigia do Mogão, na qual os e as jovens voluntários/as, beneficiando ser este último um dos pontos mais altos do município do Sardoal, têm uma vista de 360º e podem, assim, vigiar, de forma eficaz, os eventuais focos de incêndio que surjam, com identificação precisa do local, fazendo a imediata sinalização às autoridades.

O «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas» é uma iniciativa do IPDJ, desenvolvida com a parceria da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil; da Agência Portuguesa do Ambiente; do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas; e das Comissões distritais e municipais de proteção civil. O programa promove práticas de voluntariado no âmbito da proteção da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações e da preservação contra incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.

O projeto «Por Um Sardoal Verde» desenvolveu três candidaturas: Sensibilizar e Agir; Prevenir e Vigiar; Agir e Executar.

«Uma feliz coincidência neste dia apresentar no Sardoal este projeto de voluntariado jovem de conservação das florestas e da natureza. É muito mais do que um slogan. É um compromisso com o seu espaço, a sua cidade, a sua comunidade. O voluntariado é também uma responsabilidade que temos para com a sociedade, é a entrega de nós próprios ao que pode ser uma resistência contra as injustiças, uma luta por Mundo mais equitativo e, no caso concreto deste projeto, um compromisso não apenas pela preservação da nossa floresta, mas acima de tudo para percebermos o contexto em que estamos inseridos, de alterações climáticas. Que saibamos olhar para este património único que é nosso território, compreender a natureza e potenciá-la ao nosso bem-estar e saúde», começou por afirmar Ana Catarina Mendes.

«É a celebração de um programa de enorme importância, que nunca terá feito tanto sentido como agora. Trata da proteção de um património que não tem preço, que é da humanidade. Estamos a viver uma crise climática e isso obrigado as organizações e, acima de tudo, os cidadãos, a mudar de paradigma. As catástrofes não afetam só os outros países e Portugal está numa linha de impacto expressivo. Espero que este programa se mantenha e que venha a dar, ainda, mais frutos”, sublinhou Patrícia Costa Gaspar.

«Este projeto vai já na sua 6.ª edição, tendo iniciado em 2018, e é fundamental para a ocupação dos tempos livres dos/as jovens, uma ocupação saudável e um ato de cidadania, olhando para a nossa floresta de forma vigilante. Desejo que todos/as os/as jovens inscritos/as neste programa sejam muito felizes na sua missão», finalizou Miguel Borges.

 

Para mais informação, consulte aqui a página do Programa.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>