notícia

IPDJ vence «Peace and Sport Awards» com Plano Nacional de Ética no Desporto

A distinção internacional reconhece indivíduos e organizações que contribuem para a paz, o diálogo e a mudança social no mundo através do desporto.

07/12/2021

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) venceu o Peace and Sport Award 2021, na categoria «Instituição do Ano», com o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED). O anúncio foi feito esta terça-feira numa cerimónia que decorreu no Mónaco.

Na lista de finalistas estavam a União Ciclista Internacional (UCI), com a campanha digital #Wethe15, e o Comité Paralímpico Internacional com a ação de evacuação de refugiados afegãos.

O PNED engloba um conjunto de iniciativas que visam disseminar e promover os valores positivos do desporto, nomeadamente o respeito, a honestidade, a tolerância e a solidariedade. Baseia-se em cinco pilares estratégicos: educação, eventos; publicações e investigação; concurso e campanhas. No total foram implementadas 2 500 sessões de sensibilização, outorgadas 461 certificações de práticas éticas, mais de 2 000 entidades inscreveram-se na plataforma PNED e 58 entidades aderiram ao Cartão Branco. No total, 350 000 crianças de todo o país beneficiaram diretamente de ações do PNED.

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, afirmou: «Levamos muito a sério o facto de o Desporto ser um instrumento de coesão social. Quando agimos à luz dos valores do Desporto e dos melhores padrões de conduta estamos a trabalhar para formar melhores indivíduos e uma sociedade melhor. O PNED, integrado no IPDJ, atinge estes objetivos na sua plenitude e tem sido um programa chave de divulgação dos valores do Desporto. Agradeço à Peace and Sport este reconhecimento, que tem um significado especial para todos aqueles que têm estado envolvidos com o PNED ao longo dos anos.»

Joël Bouzou, Presidente e Fundador da Peace and Sport, declarou: «O PNED, lançado em 2012, é uma iniciativa transversal exemplar do governo voltada para a sociedade portuguesa. Este programa tem vindo a ser desenvolvido ao longo do tempo, envolvendo vários stakeholders em Portugal, tais como autarquias, centros desportivos, escolas, meios de comunicação e atletas. Isso mostra que, se os valores do desporto são usados ​​na vida quotidiana, pode produzir mudanças positivas em nossas sociedades. Apoio totalmente a visão do Governo português, que vê o desporto como uma “escola paralela”, capaz de ensinar valores indispensáveis ​​à melhoria de uma sociedade mais pacífica, inclusiva e equitativa. Felicito calorosamente o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto do Governo de Portugal e o IPDJ por liderarem um projeto tão inspirador!»

O prémio «Instituição do Ano» reconhece o trabalho de uma entidade pública, instituição desportiva ou empresa que lidera e/ou apoia um programa sustentável que contribui para o desenvolvimento da paz através do desporto.

A Peace and Sport é uma organização internacional neutra e independente sedeada no Mónaco, com o Alto Patrocínio do Príncipe Alberto II do Mónaco.

A organização realiza ações concretas para comprovar o impacto federativo, educacional e social do desporto por meio de iniciativas de diplomacia desportiva e programas de campo com o apoio do clube Champions for Peace, um grupo de atletas de alto nível socialmente comprometidos com a organização.

A Peace and Sport desenvolve parcerias entre os atores da paz (ONG, Agências da ONU, Académicos), do desporto (Família Olímpica, Federações Internacionais, Comités Olímpicos Nacionais, Atletas) e o mundo político. Permite implementar e garantir a sustentabilidade de programas de campo, maximizando o uso do desporto para o desenvolvimento e a paz e liderando a transformação social em todas as áreas do mundo afetadas pela pobreza ou instabilidade social.

Assista aqui ao vídeo do anúncio. 

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>