notícia

IPDJ publica recurso psicopedagógico que visa fomentar relacionamentos interpessoais saudáveis entre atletas e familiares

«Sou familiar de atleta. E agora?» constitui mais um contributo para a promoção da importância da saúde psicológica no Desporto.

09/02/2024

Neste recurso psicopedagógico constam dicas, colocadas na voz de familiares de atletas, que pretendem contribuir para que o relacionamento interpessoal de ambos seja pautado por apoio e afetos, em vez de pressão e conflitos, no contexto da prática desportiva.

«Encaro o desporto como uma atividade ludicopedagógica e não como um negócio ou obrigação» ou «mais importante do que o resultado, é o que ele é como ser humano» constituem, assim, alguns dos referidos exemplos.

O desporto, nomeadamente o de formação, envolve um número significativo de atletas. Nesse âmbito, assistimos a fenómenos que, não raras vezes, se traduzem em comportamentos inadequados, pela parte de familiares próximos como é exemplo a violência verbal nas bancadas. Estas manifestações podem ter impacto negativo nos e nas jovens atletas passando a vivenciarem a prática desportiva de forma pouco saudável e a favorecer até o seu abandono.

No desporto de alto rendimento também se verifica, nalgumas ocasiões, a existência de comportamentos menos aconselháveis. Existem pais cuja interação com os/as filhos/as se traduz num excesso de estimulação e de investimento no talento e sucesso, o que acaba por condicionar, de alguma forma, o seu relacionamento afetivo, aparentando o mesmo depender dos seus resultados desportivos.

Estudos há que apontam para a importância de fatores intrínsecos e extrínsecos, como determinantes para a manutenção ou desistência da prática desportiva podendo encontrar-se entre eles o excesso de pressão pela parte dos familiares. Alguns/Algumas investigadores/as enunciam categorias para este tipo de «síndrome de sucesso», em contexto desportivo: pais e mães que se resguardam num «pseudo-altruísmo», passando a ideia da sua total abnegação por causa do desporto e, por isso, queixando-se de não terem vida própria; progenitores/as que vivem em função do sucesso desportivo dos/as filhos/as aparentando existir uma instrumentalização dos/as filhos/as, como se de um «objeto» se tratassem e, ainda, aqueles/as que lhes impõem carga excessiva de trabalho, parecendo a ignorar a sua fadiga.

Da autoria do Centro de Medicina Desportiva de Lisboa, no âmbito da valência de Psicologia, este documento constitui mais um contributo para a promoção da importância da saúde psicológica no Desporto.

«Sou familiar de atleta. E agora?», encontra-se disponível em formato digital, podendo ser consultado aqui.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>