notícia

IPDJ organiza evento para assinalar 50 anos da criação do Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis (FAOJ)

Inauguração de exposição «50 anos a ser Jovem» e entrega de prémios «Associativismo juvenil» marcaram esta efeméride.

02/05/2024

Para assinalar os 50 anos da criação do Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis (FAOJ), organismo precursor do IPDJ, levou a cabo um programa de atividades no dia 30 de abril, data em que foi publicado em Diário da República o Decreto-Lei 179/74, pela Junta de Salvação Nacional, que tinha como preocupação «estimular o espírito associativo e fomentar a formação democrática e cultural da juventude.»

A celebração começou com a inauguração da exposição «50 ANOS A SER JOVEM: 30 de abril de 1974 - criação do Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis (FAOJ)», no Caleidoscópio, em Lisboa, na qual se conta a história das últimas cinco décadas, do caminho trilhado pelas políticas públicas na área da juventude e das respostas e ferramentas que foram sendo proporcionadas às pessoas jovens.

A cerimónia contou com a presença da secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, Carla Mouro, da deputada Edite Estrela, presidente da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República, do reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira, bem como de todos os elementos do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

«Esta exposição assinala os 50 anos do FAOJ, mas mostra também o papel dos jovens na promoção dos valores democráticos», começou por referir Carla Mouro, ela própria figura de relevo neste percurso da juventude por ter sido a primeira mulher presidente do Conselho Nacional de Juventude (2002-2008).

«Portugal e os portugueses são extraordinários quando se unem em torno de um objetivo comum, de uma ideia e de uma luta. O 25 de Abril de 1974 é, sem dúvida, um desses momentos de união. O sonho saiu à rua e abriu caminhos para uma nova ideia de sociedade. Nesta construção, nunca será demais salientar o contributo permanente da juventude e da participação no associativismo juvenil, uma participação esclarecida das pessoas jovens na vida coletiva.»

O presidente do Conselho Diretivo do IPDJ, Vítor Pataco, na sua intervenção, começou por salientar o artigo 2º do referido Decreto-Lei, sobre as atribuições do FAOJ, como «sendo um texto do século XX, mas atual no século XXI. A criação do FAOJ foi, assim, uma consequência natural dos valores emergentes do 25 de Abril de 1974. Foi dado um sinal muito claro à juventude portuguesa que num contexto democrático e de liberdade de associação, a sua voz e a sua ação eram fundamentais no apoio à decisão política, para o qual foram disponibilizados meios financeiros para que mais organizações de jovens se pudessem constituir e desenvolver atividades por si projetadas. O FAOJ foi o primeiro grande mecanismo de diálogo democrático dos decisores políticos com as gerações mais novas.»

A exposição estará aberta ao público no Caleidoscópio todos os dias até 2 de junho, das 10 às 19 horas, seguindo depois em itinerância por todos o país, através das Direções Regionais do IPDJ, com o seguinte calendário:

  • DR Norte – Casa das Associações, Porto (de 8 de junho a 6 de julho):
  • DR Centro – Sala Polivalente, Coimbra (de 13 de julho a 10 de agosto);
  • DR Alentejo – Biblioteca Municipal de Portalegre (de 17 de agosto a 14 de setembro);
  • DR Algarve – Galeria de Exposições, Faro (de 20 de setembro a 19 de outubro);
  • DR Lisboa e Vale do Tejo – Centro de Juventude de Lisboa, Parque das Nações (de 26 de outubro a 30 de novembro).

As comemorações prosseguiram no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa para a entrega dos «Prémios de Boas Práticas 2023», numa cerimónia repleta de alegria e emoção.

No decorrer deste evento, e na impossibilidade de estar presente, a Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, deixou uma mensagem em video.

Carla Mouro, secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, dirigiu-se à plateia referindo a importância da criação do FAOJ, cinco dias após o 25 de abril para «promover a participação cívica dos jovens e com eles criar, a liberdade  e a democracia em Portugal, tal como hoje a conhecemos.» De seguida fez a entrega de prémios na categoria Associativismo Juvenil, sendo as menções honrosas entregues por Marco Santos, presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis.

?????????? ???? - ???? ??á????? ?????????????? ???????:

  • Lifeshaker -Lifeshaker Associação 
  • Agoraveiro - Associação Para a Promoção do Cidadão Activo Agora Aveiro 
  • Associação Libermente Libermente Libermente 
  • VO.U. - Associação de Voluntariado Universitário 
  • Sê Mais Sê Melhor - Associação para a promoção do Potencial Humano

???çõ?? ???????? ???? - ???? ??á????? ?????????????? ???????

  • Omnis Factum Associação  
  • Associação Juvenil Ready to Help Viseu 
  • Associação de Estudantes Africanos em Bragança 
  • Extremo Sul  

Vitor Pataco,  presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, entregou os prémios às associações vencedoras e Rui Oliveira, presidente do Conselho Nacional de Juventude, às galardoadas com Menções Honrosas.

?????????? ???? - ???? ??á????? ?????????????? ?????????? 

  • Associação Académica da Universidade de Évora 
  • Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra
  • Associação Académica da Universidade da Madeira 
  • Associação de Estudantes de Ciências Biomédicas Abel Salazar  

???çõ?? ???????? ???? - ???? ??á????? ?????????????? ??????????

  • Associação dos Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da  Universidade NOVA de Lisboa AEFCT 
  • Associação Nacional de Estudantes de Nutrição 

No decorrer deste evento atuaram Maria Caetano Vilalobos, com um momento ligado aos 50 anos do 25 de Abril de 1974, a Associação Cultural e Juvenil Batoto Yetu Portugal, que trabalha diretamente com jovens, tendo como convicção que a valorização de raízes culturais é um fator para a consolidação de auto estima e sentimento de pertença. Por fim, o concerto da  Capicua que trouxe muita energia vital e poesia convertida em música.
 

Assista ao vídeo com os contributos de várias personalidades que fizeram parte da história da juventude nestes últimos 50 anos aqui.
Mais informações sobre a exposição em: https://50anosaserjovem.ipdj.gov.pt/.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>