notícia

IPDJ celebra o Dia Internacional do Voluntariado com entrega de prémios de boas práticas

A iniciativa «Jovens no voluntariado e na igualdade de género #OPoderDaAçãoColetiva» promove a discussão das causas dos/as jovens.

28/11/2023

Na terça-feira, 5 de dezembro, o IPDJ assinala a importância do Voluntariado com o Encontro «Jovens no voluntariado e na igualdade de género #O poder da ação coletiva – Entrega dos Prémios de Boas Práticas de Voluntariado Jovem e Jovens pela Igualdade 2023», no qual promove uma discussão, entre pares, sobre o voluntariado e as causas das pessoas jovens e premeia as entidades que se destacaram, na promoção de projetos, em 2023. A iniciativa decorre no Auditório do Centro de Juventude de Lisboa do IPDJ.   

O Dia Internacional do Voluntariado foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em 1985 e celebra-se a 5 de dezembro. Nesta data é assinalado o papel que os e as voluntários/as desempenham na promoção de valores como a solidariedade e a coesão social, respeitando a diversidade, a igualdade e a participação. A efeméride pretende, igualmente, sensibilizar e incentivar a sociedade a valorizar este trabalho realizado por quem, diariamente e, de forma desinteressada, apoia as comunidades onde se insere.

O tema definido pelas Nações Unidas como mote para as comemorações é «O poder da ação coletiva: se todos o fizessem». Assinala-se a determinação de todos/as os/as voluntários/as que, apesar de tudo, não desistem. Aqueles/as que, conscientes das realidades que os/as rodeiam, continuam a lutar por um mundo melhor, usando o seu potencial e assumindo um compromisso com a comunidade. Porque cada um/a pode fazer a diferença. Por mais pequena que possa parecer, cada ação conta. E é esse o poder do voluntariado! Imagine se toda a gente o fizesse.

Nesse sentido, nos últimos anos, o IPDJ, no âmbito das suas competências na gestão e promoção do voluntariado jovem, tem promovido a realização da entrega de prémios de Boas Práticas de «Voluntariado Jovem» e do Prémio «Jovens pela Igualdade» que visa a diminuição da desigualdade de género.

Em 2023, o IPDJ, só ou em parceria, promoveu 600 projetos de voluntariado envolvendo cerca de 4 617 jovens e 340 entidades, num investimento de mais de 1 200 000€.

Conheça o programa do Encontro aqui

Atualizado em: 06/12/2023

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>