notícia

6 de abril, Dia Mundial da Atividade Física e Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz

IPDJ promove atividades que reconhecem o papel que o desporto e a atividade física desempenham na vida das comunidades e das pessoas.

01/04/2022

Celebram-se, no dia 6 de abril, o Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz e o Dia Mundial da Atividade Física.

O Instituto Português do Desporto e Juventude, no âmbito das suas atribuições e, em parceria com um conjunto alargado de parceiros da sociedade civil, entre os quais a Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI) e a Rede de Universidades Seniores (RUTIS), assinalam esta data através da promoção da Hora #BEACTIVE, a decorrer entre as 10h00 e as 11h00, com o objetivo de dinamizar atividades em diversos contextos, dirigidas a todos/as os/as cidadãos/cidadãs. Neste mesmo dia, o IPDJ associa-se à Câmara Municipal de Lisboa promovendo, à mesma hora e com o apoio da AGAP-Portugal Activo, a iniciativa Hora Ativa Lisboa. O evento de referência, designado por Mini Urban Sports 4all, decorre no Parque Tejo (junta de freguesia do Parque das Nações) e envolve várias atividades.

Considerando, ainda, a importância da prática de atividade física e desportiva realizada no contexto laboral com impacto na saúde e bem-estar dos/as trabalhadores/as, o IPDJ convida todas as entidades públicas e privadas a promover a Pausa #BEACTIVEATWORK. Esta iniciativa consiste na partilha de vídeos, com a duração de cerca de cinco minutos cada, onde são apresentadas múltiplas sugestões de exercícios de reforço muscular e/ou alongamentos que podem ser realizados no local de trabalho (ou em contexto de teletrabalho).

Também, com vista a assinalar as efemérides, a Secretaria Geral da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, o IPDJ e a organização internacional Peace and Sport, juntamente com diversas entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, promovem a realização de diversos eventos que decorrerão ao longo do dia.

O primeiro evento terá lugar às 11h00, com a inauguração, no Centro de Juventude de Lisboa, de uma exposição documental e fotográfica (vídeo e fotografia), designada de «Objetiv’a Paz», subordinada ao tema «Direitos humanos, juventude, paz e segurança». Esta exposição pretende ser uma mostra do desporto enquanto veículo de promoção da igualdade de género, da inclusão social, dos direitos humanos, da tolerância e da paz. Contribuíram para esta exposição um conjunto diversificado de entidades que têm como foco a preocupação e ações sobre esta temática. Esta exposição itinerante, irá estar patente ao público de 6 a 22 de abril no Centro de Juventude de Lisboa.

Às 14h30 terá início, na plataforma Microsoft Teams (em link a divulgar oportunamente) o Webinar/tertúlia «O Desporto para o Desenvolvimento e a Paz». Ao longo de 1h30, dirigentes das organizações responsáveis pela concretização das políticas de desporto nos países da CPLP debatam sobre os principais desafio e atividades desenvolvidas no sentido do reforço dos laços entre os países da CPLP e do compromisso com os objetivos do Desenvolvimento e da Paz.

A partir das 18 horas, nas instalações da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (ULHT), o encontro/debate «O desporto e o diálogo inter religioso na promoção da paz», que contará, no seu painel, com representantes das três principais comunidades religiosas em Portugal, os quais irão debater o tema do desporto como ferramenta de promoção da paz, de acordo com a sua perspetiva religiosa. O debate será moderado por Daniel Mineiro, professor do curso de Ciência das Religiões da ULHT.

Tratando-se de eventos de participação livre, destinam-se a todos os agentes desportivos, bem como a jovens e público em geral.

O IPDJ promove, ainda, nos dias 9 e 10 de abril, no Centro Desportivo Nacional do Jamor, em Faro e em Leça da Palmeira, a «Corrida pela Paz» (caminhada e corrida – 5 Km) em estreita articulação com a organização internacional Peace and Sport. Nos eventos realizados no Jamor e em Faro decorrerá uma recolha de bens solidários (bens não perecíveis e material escolar) que serão entregues a instituições de solidariedade social, respetivamente à CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo e Associação dos Ucranianos de Portugal.

Para a Organização das Nações Unidas (ONU), o desporto tem o poder de mudar o mundo, constituindo um direito fundamental e uma ferramenta poderosa para fortalecer laços socais e promover o desenvolvimento sustentável, a paz, a solidariedade e o respeito. A ONU considera que o Desporto pode ajudar no processo de recuperação da pandemia, no esforço para reconstruir um mundo mais equitativo e resiliente.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>