notícia

«Há Rio e Mar, Há Lixo para Transformar» apresenta Border Game «O Oceano Contra-Ataca» e entrega prémios do concurso de curtas metragens

As iniciativas são financiado pelo Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono.

30/03/2022

No passado dia 30 de março, no auditório da Casa do Desporto, repleto de jovens , procedeu-se à apresentação do Border Game «O Oceano Contra-Ataca» e à entrega de prémios do concurso nacional de curtas metragens « Há Rio e Mar, Há lixo para Transformar».

Alberto Pereira da Associação Cidade Curiosa, entidade convidada pelo IPDJ, para criar o jogo e a APP , juntamente com a sua equipa, apresentou o jogo e explicou o que esteve por detrás da sua criação.

Toda a plateia se entusiasmou com as explicações e claro está com o jogo e as suas ilustrações, prevendo-se que este Border Game e a respetiva APP, possam vir a ser um sucesso entre os/as mais jovens.

De seguida passou-se à entrega dos prémios do Concurso Nacional de Curtas-Metragens aos jovens vencedores. O concurso teve como objetivo a divulgação e partilha de Curtas-Metragens que promovam a mudança de comportamentos da sociedade com vista à adoção de melhores práticas de gestão ambiental mostrando que o lixo marinho começa com as escolhas da sociedade e é imperativo preservar os rios e oceanos.

A Curta-Metragem «Futuro» da autoria de Bruna Silva Correia, do Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra. recebeu o 1.º prémio no valor de 750,00 euros e 2 noites numa pousada da Juventude à escolha,  seguindo-se «O Lixo Marinho não Nasce no Mar», da autoria de Filipe Alexandre Ferreira, do  Agrupamento de Escolas de Canelas, que recebeu um prémio no valor de 500,00 euros e duas noites numa Pousada da Juventude à escolha e o 3.º prémio foi para «A Mãe Natureza» da autoria de Tiago Gomes e Helena Fernandes, do Agrupamento de Escolas de Albergaria a Velha, que receberam um prémio de 250,00 euros e duas noites numa Pousada da Juventude à escolha

Foram, ainda, atribuídas duas menções honrosas, às Curtas-Metragens «A importância do Oceano e sua Preservação», da autoria de César Santos e Luís Miguel Morais da Escola Secundária Camilo Castelo Branco- Vila Real, e ao «O Retorno», da autoria de Leandro Gonçalves e Diogo Bastos do Externato Santa Clara

Conheça os cinco filmes premiados:

1.º prémio: «Futuro»

2.º prémio: «O lixo marinho não nasce no mar»

3.º prémio: «A Mãe Natureza» 

Menção honrosa: «A importância do Oceano e sua Preservação»

Menção honrosa: «O retorno»

Entre outros/as convidados/as marcaram, presença a o Diretor Regional do Norte do IPDJ, Vitor Dias, a Vereadora da CM Espinho, Maria Manuel Cruz, o Chefe de Gabinete da Presidência CM Valongo, José Manuel Carvalho, o Adjunto do Capitão do Porto do Douro, Capitão-de-fragata Rui Miguel Serrano da Paz,  a Chefe de Divisão da Juventude CM Matosinhos, Cristina Teixeira, Carla Almeida, Diretora do Centro de Medicina Desportiva do Porto e em representação da LIPOR, estiveram presentes , o Gestor da Unidade de Educação e Formação Ambiental da LIPOR, Emanuel Monteiro e Sandra Rodrigues.

As iniciativas surgiram no âmbito do projeto «Há Rio e Mar, Há Lixo para Transformar», financiado pelo Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono «Programa Ambiente», do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021 - Small Grants Scheme #1 – Projetos para a prevenção e sensibilização para a redução do lixo marinho.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>