notícia

Entidades distinguidas pelas boas práticas nas áreas do voluntariado e igualdade de género no Dia Internacional do Voluntariado

Jovens debateram #OPoderDaAçãoColetiva» e as suas causas.

04/12/2023

No âmbito da comemoração do Dia Internacional do Voluntariado, o IPDJ realizou o Encontro «Jovens no voluntariado e na igualdade de género #O poder da ação coletiva – Entrega dos Prémios de Boas Práticas de Voluntariado Jovem e Jovens pela Igualdade 2023», no Centro de Juventude de Lisboa.

Na sessão de abertura, Carlos Manuel Pereira, vogal do Conselho Diretivo do IPDJ deu as boas vindas aos/às presentes, congratulando-se pela qualidade dos projetos desenvolvidos e pelo seu impacto nas comunidades, destacando «todas as organizações de juventude que ao longo do ano têm exigido trabalho à estrutura do IPDJ no sentido de viabilizar projetos de voluntariado». Relembrou ainda o trabalho desenvolvido pelo IPDJ na promoção da igualdade de género no desporto, referindo-se à campanha nacional «Tu também podes ser a presidente do teu Clube».

João Paulo Correia, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto deixou uma mensagem para assinalar este dia, destacando a importância da cidadania e do voluntariado, «que são riquezas imateriais de qualquer nação, país, de qualquer sociedade. O exercício do voluntariado jovem tem apoiado o país em muitos setores e em muitos momentos dificeis.»

O secretário de Estado relembrou o papel histórico do IPDJ ao longo das décadas,  ao mobilizar uma série de programas em diversas áreas. 

O Conselho Consultivo vai contar com mais entidades que não estavam representadas, a partir de janeiro de 2024. O Observatório da Juventude vai arrancar também no inicio de 2024, com o objetivo de   estudar o impacto das políticas públicas em todos os domínios.

Seguiu-se a tertúlia «O Voluntariado e as causas d@s Jovens» onde foram abordados, por voluntários/as do IPDJ das várias regiões do país, a importancia que o voluntariado tem para as suas vidas.

Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, no seu discurso que antecedeu a entrega dos prémios «Jovens pela Igualdade», referiu que «a igualdade de género não acontece por geração espontânea. Requer vontade política e coragem na tomada de decisões, mas precisa das pessoas. Vocês são jovens, espertos e espertas e têm de fazer parte da mudança. Agarrem esse poder e sejam ativos a construir uma socierdade mais justa, mais igual e com menos descriminação».

Seguiu-se a entrega dos «Prémios de Boas Práticas de Voluntariado Jovem» às entidades que, regionalmente, se destacaram nas suas práticas de voluntariado e que através delas, fizeram a diferença no seu território.

Recorde-se que 2023, o IPDJ, só ou em parceria, promoveu 600 projetos de voluntariado envolvendo cerca de 4 617 jovens e 340 entidades, num investimento de mais de 1 200 000€.

Durante este evento decorreram vários momentos culturais protagonizados por Miguel Berkermeier,  Maria Caetano Vilalobos e NAVIO: Núcleo Artístico de Vontades Inusitadas e Outras | Era uma vez dois.

O Dia Internacional do Voluntariado foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em 1985 e celebra-se a 5 de dezembro. Nesta data é assinalado o papel que os e as voluntários/as desempenham na promoção de valores como a solidariedade e a coesão social, respeitando a diversidade, a igualdade e a participação. A efeméride pretende, igualmente, sensibilizar e incentivar a sociedade a valorizar este trabalho realizado por quem, diariamente e, de forma desinteressada, apoia as comunidades onde se insere.

O tema definido pelas Nações Unidas como mote para as comemorações é «O poder da ação coletiva: se todos o fizessem». Assinala-se a determinação de todos/as os/as voluntários/as que, apesar de tudo, não desistem. Aqueles/as que, conscientes das realidades que os/as rodeiam, continuam a lutar por um mundo melhor, usando o seu potencial e assumindo um compromisso com a comunidade. Porque cada um/a pode fazer a diferença. Por mais pequena que possa parecer, cada ação conta. E é esse o poder do voluntariado! Imagine se toda a gente o fizesse.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>