notícia

Eleitas as escolas e deputados/as do distrito de Viseu para a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Secundário 2024

Promover a cidadania e a democracia junto dos/as jovens.

04/03/2024

Realizou-se, no dia 27 de fevereiro, no auditório Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (IPV), a Sessão Distrital de Viseu | Ensino Secundário do Programa Parlamento dos Jovens, onde se tomaram as deliberações ao nível do círculo eleitoral de Viseu e se elegeram os deputados à Sessão Nacional, que se realiza na Assembleia da República, nos dias 27 e 28 de maio.

Na mesa da sessão de abertura estiveram presentes o vereador da educação, ambiente e desporto da Câmara Municipal de Viseu, Pedro Miguel Ribeiro, o vice-presidente do Instituto Politécnico de Viseu, João Vinhas, representante da Direção de Serviços Regional de Educação do Centro, Cristina Ferreira, em representação da Direção Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude, João Magalhães e a jovem presidente da Sessão Distrital, Mariana Aires da Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira. 

Na sessão estiveram presentes 24 escolas com 75 deputados, tendo sido eleitos para representarem o Círculo Eleitoral de Viseu na Sessão Nacional as seguintes escolas e respetivos deputados e deputadas:

  • Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira | Andre Aires e Afonso Melo;
  • Escola Secundária Alves Martins, Viseu | Rita Marques Pinto e Lara Inácia Almeida, e
  • Escola Secundária Emídio Navarro, Viseu |Andreia Filipa Correia Mendes e João Pedro Leite Nogueira (Porta-Voz).

Escolas suplentes:

  1. Colégio de Lamego | Guilherme dos Santos Gomes e Carlos Daniel Castro Sousa Pereira,
  2. Agrupamento de Escolas de Sátão | Lara Margarida Marques Oliveira e José Pedro Sousa Fernandes.

Pode consultar aqui o Projeto de Recomendação do Círculo Eleitoral de Viseu, que irá estar em discussão na Sessão Nacional.

O tema proposto em nome do Círculo Eleitoral de Viseu à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência para debate no próximo ano letivo é: «O Perigo do avanço da extrema direita em Portugal e na Europa».

No Distrito de Viseu, o Programa Parlamento dos Jovens envolveu 25 escolas. Votaram nas Listas candidatas 3 307 alunos, em 7 620 eleitores inscritos, 460 alunos de 198 turmas participaram em 46 Listas.

A mesa que conduziu a sessão distrital foi constituída pela presidente, Mariana Aires da Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira, vice-presidente Margarida Ferreira Velho, Colégio de Lamego e secretário Diogo Oliveira Bastos, Escola Secundária de São Pedro do Sul

Para conhecer melhor o Programa Parlamento dos Jovens pode consultar a página do mesmo, clicando aqui.

Contatos

Email

mailviseu@ipdj.pt

Redes Sociais

Atualizado em: 04/03/2024

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>