notícia

Direção-Geral da Educação emite orientações para aulas de Educação Física em regime presencial

Distanciamento, atividades preferencialmente individuais, menor partilha de materiais, mas sem uso obrigatório de máscara.

02/09/2020

No ano letivo que está prestes a começar, os/as docentes de Educação Física devem privilegiar atividades em que o distanciamento seja possível, mas os/as alunos/as não precisam de usar máscara durante a aula, segundo as orientações divulgadas.

No documento, a Direção-Geral da Educação (DGE) especifica que «as opções metodológicas a adotar devem refletir as restrições impostas pela pandemia, não descurando, contudo, os princípios e os valores defendidos nos referenciais da disciplina». As estratégias e metodologias de ensino devem privilegiar o respeito pelo distanciamento físico «de, pelo menos, três metros entre alunos», assegurando, no entanto, o cumprimento dos objetivos da disciplina.

As atividades passam a ser, preferencialmente, individuais ou entre grupos reduzidos, simulando situações de jogo «reduzidas e condicionadas». É ainda sugerida a adoção de «estratégias de ensino que priorizem o trabalho em circuito, possibilitando a execução de exercícios através de estações que valorizem a estabilização de grupos de trabalho com os mesmos propósitos».

Antes do início do ano letivo, as escolas devem adaptar os espaços às novas regras de utilização, o que poderá implicar o reposicionamento ou remoção de determinados equipamentos para assegurar o distanciamento entre alunos/as.

Em termos curriculares, no retomar das aulas presenciais de Educação Física, os/as docentes devem fazer um diagnóstico das aprendizagens que precisam de ser aprofundadas, depois de três meses de ensino a distância.

As orientações da DGE contemplam, ainda, a possibilidade de as escolas recorrem ao regime de ensino misto e, nesse caso, em Educação Física devem manter-se, sempre que possível, as atividades presenciais.

No caso do Desporto Escolar, a retoma das atividades será faseada, acompanhando o previsto para o Desporto Federado, e, para já, podem arrancar os treinos ajustados em todas as modalidades, garantindo, no entanto, o distanciamento físico.

O próximo ano letivo inicia-se entre 14 e 17 de setembro, com a retoma das atividades letivas presenciais suspensas em março devido à pandemia da covid-19.

 

Conheça as Orientações da Direção-Geral da Educação para a realização em regime presencial das aulas práticas de Educação Física

Atualizado em: 08/02/2022

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>