notícia

Desporto para Todos: candidaturas para 2023-2025, destinadas a IES, abertas entre 15 de junho e 15 de julho de 2023

Aprovado novo modelo de apoio do Programa Nacional de Desporto para Todos – Instituições do Ensino Superior.

15/06/2023

Foi aprovado o novo Regulamento de apoio às Instituições do Ensino Superior no âmbito do Programa Nacional de Desporto para Todos – (PNDpT-IES).

O PNDpT-IES passa a estar alinhado com o calendário académico e de forma plurianual, financiado projetos até 24 meses. Os produtos dos projetos financiados beneficiarão a Área do Conhecimento do Portal do IPDJ, I.P., enquanto polo agregador de conhecimento em matéria de política pública de desporto.  

Prevendo uma distribuição regionalizada do apoio, designadamente dos projetos com intervenção comunitária, o PNDpT-IES abrangerá também, e pela primeira vez, as Regiões Autónomas, resultando em maior proximidade, coesão e impacto territorial.

Com a criação de uma Comissão de Acompanhamento, constituída por entidades representativas do Ensino Superior, pretende-se valorizar a transparência e a transferência de conhecimento ao serviço da implementação das políticas públicas, ao longo do ciclo de projeto.

As candidaturas para o biénio 2023-2025 do PNDpT - IES estão abertas a partir de dia 15 de junho e terminam a 15 de julho de 2023.

Podem candidatar-se as instituições nacionais do Ensino Superior com sede em território nacional. As candidaturas devem ser realizadas em formulário próprio, disponível na Plataforma SIEC. As entidades candidatas deverão ainda estar previamente registadas na plataforma de Registo Único do IPDJ, I.P. 

O PNDpT-IES 2023-2025 apoiará programas de desenvolvimento desportivo realizados em duas áreas de ação distintas:

  • Área 1 - correspondente a projetos que promovam trabalhos de investigação em três segmentos distintos: participação de raparigas e mulheres no desporto, participação dos seniores no desporto e participação de pessoas com deficiência no desporto.

  • Área 2 - visa o apoio a projetos de investigação com intervenção comunitária na área do Desporto para Todos.

Mantendo a aposta na investigação que possa promover a prática desportiva, a saúde e a adoção de estilos de vida saudáveis em todos os segmentos da população, esta edição do PNDpT-IES conta com uma verba de 200 mil euros.

Desde o seu início em 2014, o PNDpT já apoiou mais de 117 projetos desenvolvidos por instituições do ensino superior, num investimento total de um milhão e oitocentos mil euros.

Todas as informações sobre as candidaturas ao PNDpT-IES 2023-2025 poderão ser encontradas na área temática do programa (PNDPT).

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>