notícia

Candidaturas abertas para organização de ações de voluntariado jovem «Namorar com fair play»

Aposta na comunicação entre pares para combater violência no namoro.

14/02/2024

O IPDJ abre, hoje, dia 14 de fevereiro, candidaturas para entidades privadas sem fins lucrativos que pretendam organizar projetos de voluntariado jovem no âmbito da ação de voluntariado «Namorar com fair play».

O «Namorar com fair play» é uma ação de voluntariado que aposta na comunicação entre pares e numa intervenção local para a prevenção da violência, com base nas desigualdades e estereótipos de género, nas relações entre os/as jovens.

Desde 2018, a ação de voluntariado jovem «Namorar com fair play» envolveu mais de 600 jovens voluntários/as em 400 ações a nível nacional.

Os objetivos do «Namorar com Fair Play» são:

  • prevenir a violência com base nas desigualdades de género;

  • combater a violência no namoro;

  • eliminar estereótipos de género promovendo uma cultura de não violência;

  • sensibilizar os jovens para igualdade de género como parte integrante dos Direitos Humanos.

As áreas de intervenção são:

  • prevenção da violência no namoro;

  • igualdade de género e direitos humanos;

  • estereótipos de género;

  • não discriminação de orientação sexual e de género.

Pode consultar aqui, mais informações sobre a estrutura desta ação e os apoios atribuídos aos projetos aprovados. As candidaturas para a ação de voluntariado «Namorar com fair play» são feitas aqui.

O ano passado, a PSP e a GNR receberam 2 860 denúncias de violência no namoro, o que dá uma média de oito queixas por dia. Este é o número mais alto de queixas em cinco anos. A maioria das vítimas tem até 24 anos.

A Guarda Nacional Republicana registou 1 497 crimes de violência no namoro em todas as faixas etárias em 2023, mais 76 do que no ano anterior. Em comunicado, para assinalar o Dia dos Namorados, a GNR explica que do total de queixas, 244 (27%) são de vítimas até aos 24 anos.

A PSP, por sua vez, registou 1 363 denúncias de violência no namoro em 2023. «Das vítimas identificadas, 78% é do sexo feminino (1 063). Destas, 55% encontram-se na faixa etária entre os 25 e os 44 anos, 28% tem menos de 25 anos e 17 por cento tem mais de 45 anos», especificou a PSP. Em conjunto, PSP e GNR receberam, no ano passado, 2 860 denúncias de violência no namoro - o máximo registado em cinco anos. Em média, foram apresentadas oito queixas por dia em Portugal.

Os dados vão ao encontro dos números revelados esta quarta-feira pela União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), que assegura que em 2023, 63% dos/as jovens inquiridos/as no âmbito do estudo nacional sobre violência no namoro sofreram algum tipo de violência no relacionamento. Num universo de quatro mil, foram quase 2 500 os que assumiram ter sofrido violência física ou psicológica no namoro.

 

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>