notícia

Estão abertas, até 15 de janeiro, as inscrições para a 2.ª edição do Programa «Novas Lideranças | Para um Desporto +Igual»

Dirigido a jovens dirigentes desportivos que pretendam integrar a igualdade entre mulheres e homens como prioridade nas suas organizações.

11/12/2023

O programa é dirigido a jovens dirigentes desportivos que pretendam desenvolver competências integrando a igualdade entre mulheres e homens como prioridade.

O programa de formação e mentoria Novas Lideranças | Para um Desporto + Igual tem como finalidade capacitar jovens dirigentes para fazer a diferença. Mudar o jogo!

O programa é de frequência gratuita e decorre entre janeiro e julho de 2024, sendo composto por três workshops em regime de internato, sessões de mentoria e uma conferência final.

O grupo de participantes a selecionar (oito mulheres e oito homens), com idades até aos 35 anos, irá definir planos de ação concretos para as suas organizações desportivas, visando concretizar os «Objetivos de Igualdade de Género e Inclusão, 2021-2024» do Comité Olímpico Internacional (COI), contribuindo, desta maneira, para uma cultura de mudança no Desporto em Portugal.

Uma equipa de mentores e mentoras, dirigentes com reconhecida liderança na área do desporto, vai acompanhar o grupo de participantes partilhando o seu conhecimento e experiência e, em conjunto, contribuirão para moldar o futuro do desporto no nosso país.

O programa Novas Lideranças | Para um Desporto + Igual pretende criar uma rede de líderes com capacidade para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, cuja liderança assente em valores como o da igualdade entre mulheres e homens. Ao mesmo tempo pretende desenvolver competências na área da tomada de decisão no desporto com vista a alcançar boa governação e aumentar o número de mulheres em posições de decisão.

O programa é promovido pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) com o apoio da Solidariedade Olímpica e assenta numa parceria colaborativa com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e com o apoio da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PPDM). Propõe-se contribuir para a concretização do compromisso de ação do mandato da atual direção do COP 2022-2025, objetivo prioritário -  «promoção e valorização do dirigismo desportivo feminino», e constitui ainda uma medida inscrita nos instrumentos de política pública Plano Nacional de JuventudePlano de Ação para a Igualdade entre Mulheres e Homens da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação.

Porque todas e todos temos um papel a desempenhar.

Inscrições abertas até 15 de janeiro 2024 aqui.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>