notícia

Abertas candidaturas para seleção de entidade promotora da edição 2023 do Dispositivo 2.2 do Programa «Cuida-te+»

Promover a educação para a saúde através do teatro, expressão plástica, música, desporto ou dança.

25/10/2022

No âmbito do programa Cuida-te+, que visa a promoção da saúde juvenil e dos estilos de vida saudável, o IPDJ volta a proceder à seleção de entidades promotoras para a execução do Dispositivo 2.2 da Medida 2 do Programa Cuida-te+, desta vez na Edição de 2023.

Trata-se de um procedimento que tem como objetivo selecionar entidades promotoras sem fins lucrativos que desenvolvam trabalho com e para jovens, com uma cobertura territorial nacional, que assegure ações em Portugal Continental a realizar em locais previamente definidos pelo IPDJ, incidindo em simultâneo na promoção da saúde e numa das seguintes áreas temáticas:

  • Teatro;
  • Expressão Plástica;
  • Música;
  • Desporto ou Dança.

O Programa tem vindo a ser, desde a sua edição anterior, uma forma de garantir a autodeterminação dos/das jovens no que concerne à sua saúde, tendo em consideração as dimensões biopsicossociais particulares desta fase da vida.

Sublinhando a importância de uma intervenção capaz de responder às características desta faixa etária, e reconhecendo-a, não apenas como um período complexo e de grandes mudanças, mas também como um período particularmente favorável à prevenção de comportamentos de risco e à promoção de comportamentos saudáveis, o Programa prevê duas medidas, com três dispositivos complementares entre si:

  • a Medida 1, Atendimento Personalizado, prevê formas de sensibilização a jovens, através da atividade dos profissionais nas Unidades Móveis, na Sexualidade em Linha e nos Gabinetes de Saúde Juvenil;
  • a Medida 2, por seu turno, contempla a prestação de informação sobre Saúde em Portal, a Capacitação das populações-alvo do Programa e a Educação para a Saúde.

Através deste último dispositivo procura-se promover iniciativas que utilizem diversos métodos ativos de expressão, como é o caso do teatro, da expressão plástica, da música, do desporto ou da dança, no âmbito das áreas de intervenção do programa (saúde sexual e reprodutiva; saúde mental; comportamentos aditivos e dependências e alimentação e atividade física e desportiva).

Conheça aqui as condições de candidatura

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>