evento

COMO PODEMOS AJUDAR?


SLASH FORWARD | Open Call de Escrita

A Mákina de Cena organiza a open call literária que pretende dar voz e expressão às emoções humanas secretadas durante a pandemia de covid-19.

Mákina de Cena com o apoio da Direção Regional do Algarve do IPDJ

  

03/05/2021 - 30/06/2021 - Faro

O novo desafio da Mákina de Cena, que surge na sequência da Open Call de Fotografia, ISO[LADOS] (abril de 2020), é muito simples:
 
«Queremos ler-vos. Queremos assistir à conversa que surgir entre vocês e os vossos [eu] de amanhã. Lembrem-se: ele, esse [eu], já passou por isto: sabe como tudo vai acabar. 
O que vos propomos é que escrevam uma carta, um poema, um texto narrativo, uma peça de teatro, um guião para cinema/ TV, um ensaio, onde se coloquem em contacto com o vosso [eu] de amanhã. O que diriam à vossa pessoa de daqui a, digamos, 20 anos? O que lhe perguntariam? O que confessariam? 
Num plano mais abrangente, que soluções irão surgir nos próximos anos? Que soluções para a pandemia, para o distanciamento que se vai impondo entre as pessoas, para o medo e a insegurança, construirá o génio humano?
Que emoções e aprendizagens faz questão de registar, para que não fiquem esquecidas? Que alertas ‘lembra-te disto!’ quer enviar ao seu [eu] futuro? 
Daqui a 20 anos, que palavras vindas de si mesmo gostaria de ler?»

O objetivo deste concurso é estimular a produção literária em língua portuguesa e facilitar a partilha das referidas emoções e textos, promovendo o diálogo, o debate e a ocupação dos tempos livres em tempo de confinamento geral obrigatório. Privilegiar-se-ão a qualidade e correção linguístico-literárias e as visões construtivas e potencialmente inspiradoras.

O concurso é dirigido a pessoas do sexo masculino, feminino, indefinido ou secreto,
habitantes do planeta Terra, com mais de 10 anos de idade, sendo estabelecidos dois escalões:

  1. Escalão 1 (Júnior): 10-14 anos;
  2. Escalão 2 (Sénior): 15-sem limite.

As obras concorrentes devem ser assinadas com pseudónimo do autor, devem ser
inéditas e originais e enviadas até ao próximo dia 30 de junho.

Os resultados da apreciação do júri, composto por Adriana Freire de Nogueira, Directora Regional de Cultura do Algarve, Lídia Jorge, escritora e um elemento da Mákina de Cena, Patrícia Amaral, serão divulgados a partir de 15 de setembro de 2021, via e-mail a todos os participantes e, posteriormente, publicados nas redes sociais e website da Mákina de Cena.

Os textos selecionados (num máximo de 10 por escalão) serão alvo de edição, em formato de antologia, com publicação em data a definir, no último trimestre de 2021.

Mais Informações

Contatos

Email

geral@makinadecena.com

Atualizado em: 08/02/2022

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.