evento

COMO PODEMOS AJUDAR?


Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho

Três centenas de filmes, grande parte deles em estreia, de realizadores de várias nacionalidades e oriundos dos cinco continentes.

NASCENTE Cooperativa de Acção Cultural, C.R.L.

  

09/11/2020 - 15/11/2020 - Espinho

É uma semana dedicada ao cinema de animação. De 9 a 15 de novembro, o CINANIMA, Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, apresenta um cartaz do que de melhor se faz mundialmente.

Há filmes e programas para todos, reforçando a ideia de que o cinema de animação tem uma linguagem pluridisciplinar com diversas camadas de leitura, inteligíveis, quer por miúdos, quer por graúdos.

O CINANIMA, com os seus 44 anos de existência, é o mais antigo festival de cinema do país e um dos três mais antigos de animação do Mundo, o que não tem impedido a organização de, ano após ano, inovar e trazer a Espinho e ao Norte o melhor cinema de animação de autor, nacional e internacional, catapultando jovens realizadores, dando a conhecer novas técnicas e exibindo filmes que retratam problemáticas políticas, sociais ou culturais da atualidade. 

Além das sessões competitivas, marca identitária do festival, estará ainda em foco a obra da realizadora e pintora francesa Florence Miailhe; uma retrospetiva da última década do cinema de animação de autor na Europa; um ciclo de filmes que assinalam os 75 anos do fim da II Grande Guerra; e uma homenagem ao checo Jiří Trnka, cineasta, ilustrador e artesão de marionetas.

Este ano, devido à situação epidemiológica provocada pela Covid-19, o CINANIMA entra nas nossas casas através da plataforma https://cinanima.kinow.tv assegurando o acesso global. Filmes em competição e não competição serão exibidos on-line, e uma parte será exibida gratuitamente em sessões presenciais em três espaços da cidade de Espinho, dos quais o Centro Multimeios de Espinho será a área central do Festival.

Seis Masterclasses CINANIMA: um exemplo concreto de disseminação cultural

O programa de masterclasses apresenta-se como a afirmação desta identidade do festival, em sessões onde autores, artistas, pensadores e técnicos do cinema de animação apresentam ao público várias abordagens e temáticas, de uma forma pessoal e com pendor prático, acrescentando valor crítico. Em 2020, numa altura limitativa no alcance do público, o CINANIMA, a partir da plataforma zoom.us, transmite diretamente pelo Facebook as masterclasses que continuarão a ter lugar em estabelecimentos de ensino da Região Norte do País, para alcançar um público mais abrangente, de forma gratuita e acessível a todos. Tornamos, assim, global este centro de conhecimento e informação, aproveitando a adversidade para assentar as pedras do caminho de crescimento e futuro do festival.

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.