evento

COMO PODEMOS AJUDAR?


Entrudo Chocalheiro, o Carnaval mais genuíno de Portugal

Para os caretos o Carnaval é um ritual entre o pagão e o religioso, tão natural como a passagem do tempo e a renovação das estações.

Associação Grupo de Caretos de Podence I Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros I Instituto Português do Desporto e Juventude de Bragança

  

26/02/2022 - 01/03/2022 - Podence – Macedo de Cavaleiros

A Associação Grupo de Caretos de Podence, no dia 12 de dezembro de 2019, foram classificados como Património Imaterial da Humanidade pela «UNESCO».

O carnaval mais genuíno de Portugal já tem o programa definido 4 dias de muita festa, folia, com a tradição e a genuinidade bem presentes. O Entrudo Chocalheiro decorre entre 26 de fevereiro a 1 de março de 2022, em Podence e Macedo de Cavaleiros (extraordinária oportunidade para visitar o Geopark Terras de Cavaleiros – Património «UNESCO»).

O Entrudo Chocalheiro é organizado pela Associação Grupo Caretos de Podence, com a colaboração da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), entre outras entidades.

Os caretos representam as imagens diabólicas e misteriosas que todos os anos saem à rua nas festividades carnavalescas da aldeia de Podence.

Objetivos 

  1. Divulgar a cultura ancestral das Festas Carnavalescas ligados com os Rituais da Tradição dos Caretos de Podence;

  2. Desenvolver a criatividade e a expressividade, envolvendo diversos grupos neste evento, que nestes dias apresentam demonstrações culturais e /ou desportivas nas ruas da aldeia e na paisagem protegida da albufeira do Azibo.

 

Contatos

Telefone

91 9310675

Email

careto.podence@gmail.com

Redes Sociais

Atualizado em: 04/03/2022

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.