«50 anos a ser jovem - 1974-2024» assinala o Dia do Associativismo Jovem, associando-se aos 50 anos do 25 de Abril - «50 anos a ser jovem - 1974-2024» assinala o Dia do Associativismo Jovem, associando-se aos 50 anos do 25 de Abril

null «50 anos a ser jovem - 1974-2024» assinala o Dia do Associativismo Jovem, associando-se aos 50 anos do 25 de Abril

«50 anos a ser jovem - 1974-2024» assinala o Dia do Associativismo Jovem, associando-se aos 50 anos do 25 de Abril

A entrega dos prémios de «Boas Práticas do Associativismo Jovem» e uma noite cultural marcam a data.

12/04/2024

Assinalando a criação do Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis (FAOJ), em 30 de abril de 1974, que se consubstanciou no maior envolvimento da juventude na construção da democracia em Portugal, particularmente no estímulo ao associativismo jovem e à participação juvenil, o Instituto Português do Desporto e Juventude promove o evento «50 anos a ser jovem - 1974-2024», associado às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

O apoio a Associações Jovens (Juvenis e Estudantis), além de marcar a ação deste Instituto e dos que o antecederam, está, desde 1974, consagrado na legislação, tendo em conta serem, as associações, um instrumento de intervenção da sociedade civil que se rege pelos princípios de liberdade, democracia, solidariedade e um espaço privilegiado de afirmação da sociedade civil e de desenvolvimento de cidadania democrática. A participação associativa influencia atitudes e comportamentos, traduzindo-se, desta forma, numa mais-valia para uma sociedade livre e democrática.

O Dia do Associativismo Jovem, assinalado a 30 de abril, pretende, assim, reforçar a relevância do associativismo como prática de cidadania ativa e meio de aprendizagem social, sublinhando o papel das pessoas jovens na promoção dos valores democráticos, reconhecendo e promovendo a atividade do movimento associativo, como forma de estimular, nas e nos jovens, o gosto pela intervenção cívica e fomentar os valores e competências adquiridas na atividade associativa.

Este evento comemorativo ocorre no dia 30 de abril, no Auditório Prof. Armando Simões dos Santos, na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, com a entrega dos prémios de Boas Práticas do Associativismo Jovem e um espetáculo cultural, onde atuam Maria Caetano Vilalobos, Batoto Yetu e Capicua.

É neste evento que o IPDJ fará a entrega dos Prémios de Boas Práticas do Associativismo Jovem 2023, em mais uma edição desta iniciativa, que começou em 2013, e que contou com cerca de 54 candidaturas ao prémio juvenil e 16 candidaturas ao prémio estudantil. São entregues cinco prémios (um por Direção Regional), e ainda cinco menções honrosas (uma por Direção Regional). De realçar que, no ano de 2023, foram apoiadas mais de 1 300 candidaturas de associações e perto de 4 550 projetos, com um orçamento dedicado que ronda os sete milhões e 300 mil euros.

A celebração prossegue com as atuações de Maria Caetano Vilalobos (participou na edição 2023 da «Mostra Nacional de Jovens Criadores») que nos trará um momento ligado aos 50 anos do 25 de Abril de 1974, a Associação Cultural e Juvenil Batoto Yetu Portugal, que trabalha diretamente com jovens, tendo como convicção que, independentemente de condições económicas e sociais de cada um/a, a valorização de raízes culturais é um fator para a consolidação de auto estima e sentimento de pertença, e, por fim, um concerto da Capicua com muita energia vital e poesia convertida em música.

Trata-se, pois, de uma comemoração dinâmica, que tem, enquanto conceito, dois pontos essenciais: ser um evento com jovens para jovens, e garantir a diversidade cultural e de género, cobrindo o máximo de «juventudes» existentes no nosso país. A entrada é gratuita, mas sujeita à reserva de bilhetes através desta ligação.

O Dia do Associativismo Jovem terá, também, como ponto de interesse, a inauguração da exposição itinerante  «50 anos a ser Jovem: 30 de abril de 1974 - criação do Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis », em Lisboa, no Caleidoscópio, e que tem como conceito central proporcionar aos/às visitantes uma jornada pela história da Juventude, em Portugal, de 1974 até à atualidade. Esta exposição percorrerá, posteriormente, o país. Saiba tudo sobre este evento aqui.

 

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>