IPDJ organiza road show virtual da campanha «Start To Talk» entre 16 e 20 de novembro - IPDJ organiza road show virtual da campanha «Start To Talk» entre 16 e 20 de novembro

null IPDJ organiza road show virtual da campanha «Start To Talk» entre 16 e 20 de novembro

IPDJ organiza road show virtual da campanha «Start To Talk» entre 16 e 20 de novembro

Sensibilizar o movimento desportivo contra o abuso sexual de crianças e jovens no contexto do desporto.

12/11/2020

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) apresenta, durante o mês de novembro, nas cinco regiões do continente, um road show virtual da campanha «Start to Talk» que visa sensibilizar o movimento desportivo contra o abuso sexual de crianças e jovens no contexto do desporto.

O road show da campanha, que é um dos resultados da participação de Portugal, através do governo e do IPDJ, no projeto conjunto do Conselho da Europa e da Comissão Europeia «Pro Safe Sport», inicia-se na semana em que se celebra o Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual (18 de novembro) e associa-se às comemorações do 75.º aniversário das Nações Unidas representando um apelo aos clubes e associações desportivas locais, bem como aos/às atletas e treinadores/as para se unirem no compromisso de tomar medidas concretas para prevenir e responder ao abuso sexual de crianças e jovens no desporto.

A partir de cada uma das regiões do continente, cada uma das Direções Regionais do IPDJ, desenvolverá, em modelo digital,  com convidados/as locais, momentos distintos que permitirão debater e divulgar a campanha «Start to Talk», promover o kit de formação destinado a apoiar aqueles/as que, detendo posições de influência no desporto (dirigentes e colaboradores/as das associações e clubes, treinadores/as e equipas técnicas, pais, familiares e atletas)  são elementos fulcrais na prevenção e resposta a situações de potencial violência sexual contra crianças e jovens.

Tendo em conta que o desporto deve ser um ambiente seguro e de capacitação das crianças e jovens, a campanha defende que está na mão das pessoas adultas acabar com os abusos, proteger e ajudar a combater a impunidade e o silêncio. A urgência de tal atitude é tão maior quanto uma em cada cinco crianças é vítima de violência sexual na Europa e o fenómeno acontece também no campo desportivo.

Cerca de 1/3 das crianças vítimas de abuso sexual nunca contam a ninguém.

 

Se é atleta, treinador/a, desenvolve a sua atividade na área do desporto e/ou atividade física ou é familiar de algum/a atleta, participe no evento da sua região. Consulte os programas e inscreva-se:

Atualizado em: 08/02/2022

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>