COMO PODEMOS AJUDAR?


Formação «Discurso de Ódio e Narrativas Alternativas / Direitos Humanos online»

Desenvolver competências que se traduzam em comportamentos de promoção e proteção dos Direitos Humanos.

01/09/2021

No âmbito do projeto Internet Segura e dando continuidade às ações do Movimento Contra o Discurso de Ódio, tem o IPDJ vindo a implementar várias ações de formação e sensibilização, nomeadamente sobre o Discurso de Ódio e Narrativas Alternativas/Direitos Humanos online.

O discurso de ódio online tornou-se viral à escala global e constitui um dos principais problemas sociais atuais: incita à violência, destrói vidas e mina a coesão social. Além de ser muito prejudicial e ofensivo a nível pessoal, também tem um forte impacto na representação social de comunidades e grupos.

Visa, especificamente, grupos marginalizados na sociedade,  pessoas de grupos étnicos minoritários, ou pessoas da comunidade LGBTQ +, por exemplo. A identidade destas comunidades constitui um alvo preferencial do ódio online. Lidar com o discurso de ódio pode ser uma tarefa difícil. Ignorar, denunciar ou envolver-se? Qual deve ser a nossa mensagem, a quem se dirigir e como?

À medida que os/as jovens usam cada vez mais o espaço digital, torna-se urgente aprender a lidar com o discurso de ódio e promover os direitos humanos online, através de ações educativas.

É neste contexto que o IPDJ dinamiza esta ação de formação online, gratuita, de 1 a 5 outubro de 2021, em colaboração com a Amnistia Internacional Portugal.

Objetivos:

  • Desenvolver competências (mobilizando conhecimentos, valores, atitudes, disposições e capacidades) que se traduzam em comportamentos de promoção e proteção dos Direitos Humanos; 
  • Promover junto do grupo de participantes as abordagens educativas do Movimento contra o discurso de ódio, do IPDJ e do Conselho da Europa; 
  • Disseminar os recursos educativos produzidos no âmbito do Movimento contra o discurso de ódio, com especial atenção para os manuais Referências e Alternativas e ao Guia de Direitos Humanos para utilizadores da Internet
  • Envolver o grupo de participantes e as suas organizações no Movimento Contra o Discurso de Ódio, através das ações da Rede Contra o Discurso de Ódio e do Conselho da Europa.

Metodologia

Será em formato e-learning, na plataforma Academia Amnistia, em ambiente Moodle, de 1 a 5 de outubro, das 10h00 às 16h00 (com pausa para almoço, e um dia aberto no dia 4 de outubro, dedicado à participação ativa nos fóruns de discussão).

A equipa de formadores desenhou o programa de modo a estimular a aprendizagem e a partilha, através de diferentes métodos como trabalho de grupo, reflexão individual, brainstorming, jogos de aprendizagem, debates, etc. A formação será em língua portuguesa.

Será composta por sessões síncronas, através plataforma de videoconferência, pelo que é obrigatória a participação ativa do grupo de participantes na totalidade dos dias e horários estipulados.

Esta formação é certificada através da Amnistia Internacional Portugal, entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) na área de formação 142 – Ciências da Educação.

No final da formação será emitido um Certificado de Formação Profissional, emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), conforme legislação em vigor (Portaria nº 474/2010 de 8 de julho), às e aos participantes que concluírem com aproveitamento. 

Perfil dos participantes e candidaturas

Jovens (a partir dos 16 anos) voluntárias/os, técnicas/os de juventude, educadoras/es e ativistas em Direitos Humanos. Será dada prioridade a participantes das organizações parceiras e de outras organizações que já tenham desenvolvido ações no âmbito do combate ao Discurso de Ódio, ou trabalhem na promoção dos Direitos Humanos, nomeadamente online, e que estejam em posição de colocar em prática as competências adquiridas.

Após período de candidaturas, será feita a seleção do grupo de participantes, de acordo com os seguintes critérios:

  • Disponibilidade e motivação para participar em toda a formação, incluindo na fase de follow-up;
  • Contributos que podem acrescentar ao processo de aprendizagem e ao grupo (perfil, experiências, conhecimentos);
  • Diversidade do grupo (experiências profissionais e pessoais, diversidade geográfica nacional, idades e equilíbrio de género).


O calendário indicativo do processo de seleção é o seguinte:

  • Até 15 de setembro - Período de candidaturas 
  • Até 20 de setembro - Comunicação dos resultados 
  • Até 24 de setembro - Confirmação da participação pelas pessoas selecionadas 
  • Até 29 de setembro - Envio do pacote informativo/infopack ao grupo de participantes com informação sobre a logística da formação.

A candidatura é feita através deste formulário, até ao dia 15 de setembro de 2021.
Note bem: é fundamental ler toda a informação sobre os requisitos da formação, pelo que deve aceder aqui ao programa provisório e a mais informação. Para eventuais esclarecimentos, contacte-nos através do e-mail: geral@ipdj.pt.
 

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.