notícia

Webinar «Desporto paralímpico: manuais de formação» | 27 de abril

Iniciativa da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP apresenta os manuais produzidos pelo Brasil.

20/04/2022

O webinar, de acesso livre, que se realiza no próximo dia 27, entre as 14h30 e as 16h00 (hora de Lisboa), tem por objetivo apresentar os «Manuais de Iniciação ao Esporte Paralímpico» de Atletismo, Boccia/Bocha, Futebol para cegos, Goalball, Judo, Natação, Ténis de mesa e Voleibol sentado, produzidos pelo Comité Paralímpico Brasileiro e pela Academia Paralímpica Brasileira.

Estes manuais  fazem o enquadramento histórico, legal e organizacional das modalidades, quanto ao perfil funcional dos/as praticantes, destinatários/as, em função dos critérios de elegibilidade e classificação desportiva, processos de adaptação em relação as regras, normas, produtos de apoio (tecnologia desportiva específica e/ou adaptada), infraestruturas desportivas e contextos, assim como, em relação aos processos de adaptação do ensino-treino e, ainda, no que respeita ao papel e a formação dos/as Assistentes Técnicos Desportivos, nas modalidades desportivas em que, regularmente, é permitido o apoio de uma terceira pessoa, sobretudo destinado a atletas com altas necessidades de apoio.

O webinar constitui-se como uma oportunidade de informação e esclarecimento do público em geral e, particularmente dos sectores do Desporto, Educação, Saúde, Inclusão Social, assim como, de entidades públicas e privadas que prestam serviços e/ou apoios às pessoas com deficiência, suas famílias e organizações. Neste webinar será possível, também, conhecer as ofertas de formação à distância de recursos humanos e a capacitação organizacional no âmbito da Diplomacia Desportiva e Cooperação Internacional, multilateral e bilateral, no domínio do desporto, designadamente no âmbito da CPLP.

Os manuais serão distribuídos por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e, ainda, na Região Administrativa Especial de Macau-China.

Estima-se em cerca de 43 milhões de pessoas com deficiência nos países de língua oficial portuguesa.

Aceda ao webinar através deste link

Conheça os Manuais:

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>