notícia

Sessão distrital de Setúbal do Parlamento dos Jovens 2024

Jovens deputados/as do distrito de Setúbal votaram as escolas e o projeto de recomendação para a sessão nacional.

14/03/2024

Realizou-se no dia 12 de março, a Sessão Distrital de Setúbal do Parlamento dos Jovens (Ensino Secundário), que decorreu no Salão Nobre da ACISTDS – Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal.

Nesta sessão, jovens deputadas/os de escolas do distrito de Setúbal discutiram o tema «Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa», tendo sido aprovado o projeto de recomendação a submeter à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, com as seguintes medidas:

  1. Implementação de disciplinas (no 10. ano, ciência política e no 12. ano literacia financeira) de caracter obrigatório no ensino secundário regular e implementação nos módulos da área de integração no ensino profissional.
  2. Palestras com pessoas que não tiveram a experiência de poder votar antes da Revolução do 25 de abril, de forma a sensibilizar os alunos para a importância do voto, alertando-os para o seu papel como futuros eleitores.
  3. Orçamento do Estado – disponibilizar mais verba para a Educação.
  4. Criação e melhoria de infraestruturas (rampas, casas de banho adaptadas, portas mais largas, etc..) com a finalidade de integrar pessoas com deficiência nas salas de aulas e espaços comuns entre todos os alunos. Também deverão ser adaptados, outros meios de comunicação, promovendo a inclusão de todos os alunos no espaço escolar.
  5. Desenvolver e criar um programa de orientação vocacional, de carácter opcional para os alunos, de modo a prepará-los para a vida universitária e profissional, auxiliando os mesmos na escolha da carreira de acordo com o seu curso e interesses e encorajando os estudantes a enveredarem de forma mais consciente na via profissional.

Foi também aprovada a proposta de tema para a próxima edição - «A preparação dos jovens para a entrada no mercado de trabalho num mundo em mudança contínua» - e eleit@s as deputadas e os deputados que representarão o Círculo Eleitoral deste distrito, tendo sido eleitas as seguintes escolas:

  • Escola Secundária Dr. José Afonso, com @s deputad@s Afonso Ferreira e Sarah Rita;
  • Escola Secundária de Alcochete, com os deputados Rafael Coelho e Afonso Calhau (porta-voz);
  • Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, com @s deputad@s Margarida Nascimento e Isac Guedes.

No total, participaram nesta iniciativa 58 jovens provenientes de 12 escolas do distrito de Lisboa.

A Sessão contou ainda com a presença do deputado da Assembleia da República, Fernando José, da vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, do delegado regional da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, Pedro Florêncio, da diretora regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do Desporto e Juventude, Eduarda Marques, e do vice-presidente da Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal, Pedro Moreira da Conceição.

Esta iniciativa contou com o apoio da Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal.

Todos os acontecimentos deste programa através do seu portal, em: https://jovens.parlamento.pt

Contatos

Email

mailsetubal@ipdj.pt

Atualizado em: 14/03/2024

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>