notícia

Sessão distrital de Setúbal do Parlamento dos Jovens

58 Jovens deputados/as do distrito de Setúbal discutiram o tema «Saúde Mental nos Jovens: Que Desafios, Que Respostas?» na sessão distrital do Parlamento dos Jovens.

07/03/2023

No dia 7 de março de 2023, realizou-se a Sessão Distrital de Setúbal do Parlamento dos Jovens - Secundário, que decorreu no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, em Setúbal.

Nesta sessão, 58 jovens deputados/as do distrito de Setúbal discutiram o tema «Saúde Mental nos Jovens: Que Desafios, Que Respostas?», tendo sido aprovado o projeto de recomendação a submeter à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens com as seguintes medidas:

1.Aumentar o investimento no reforço de psicólogos no meio académico com os seguintes objetivos:
a) atingir um profissional por 500 alunos/as;
b) reforçar a contratação de psicólogos em centros de saúde e hospitais;
c) constituir equipa multidisciplinar em todos os Agrupamentos de escolas, integrados por psicólogos/as, assistentes sociais, docente e coordenador/a do Projeto «Educar para a Saúde», que dinamize palestras, workshops e atividades relacionadas com o tema;

2. Agregar ao estatuto de estudante valências na área da saúde mental. Mediante a apresentação do comprovativo de estudante este, por sua vez, conta com uma comparticipação por parte do Estado (em função do IRS), que visa a amortização parcial, de, por exemplo, despesas alocadas à manutenção do equilíbrio mental do jovem.

Foi também aprovada a proposta de tema Os comportamentos aditivos na adolescência para a próxima edição e eleitos os/as deputados e as deputadas que representarão o Círculo Eleitoral deste distrito, tendo sido eleitas três escolas e duas suplentes:

Escolas efetivas:

  • Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, Almada, com as deputadas Matilde Godinho e Mariana Dias;
  • Escola Secundária de Alcochete, com os deputados Afonso Calhau e Ricardo Margal;
  • Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva, Barreiro, com as deputadas Mariana Sousa (Porta-Voz) e Margarida Pereira.

Escolas suplentes

  • St. Peter’s School, com os deputados André Vaz e Rodrigo Alves;
  • Escola Secundária Manuel Cargaleiro, Amora, Seixal, com as deputadas Cátia Dâmaso e Beatriz Faria.

No total, participaram nesta iniciativa cinquenta e oito jovens e dezoito professores/as provenientes de dezoito escolas.

A Sessão contou ainda com a presença do deputado da Assembleia da República, Nuno Carvalho, do vereador da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, do delegado regional da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, Bruno Santos, da Diretora do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, Fernanda Oliveira, e da diretora regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do desporto e Juventude, I.P., Eduarda Marques.

A Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, a decorrer na Assembleia da República, terá lugar nos dias 29 e 30 de maio, sendo o primeiro dia dedicado a reuniões de comissões e o segundo à realização da sessão plenária onde é aprovada a recomendação final sobre o tema em debate.

Todos os acontecimentos deste programa através do seu portal, em: http://jovens.parlamento.pt

Contatos

Telefone

265 521 200

Email

mailsetubal@ipdj.pt

Atualizado em: 13/03/2023

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>