notícia

Sessão distrital de Santarém do Parlamento dos Jovens 2024

Jovens deputadas/os do distrito de Santarém votaram o projeto de recomendação para a sessão nacional, em maio.

27/02/2024

No dia 26 de fevereiro de 2024, realizou-se a Sessão Distrital de Santarém do Parlamento dos Jovens - Secundário, que decorreu na Casa do Campino, em Santarém.

Nesta sessão, jovens deputadas/os de escolas do distrito de Santarém discutiram o tema «Viver abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa», tendo sido aprovado o projeto de recomendação a submeter à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens com as seguintes medidas:

1- Reformulação da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) adaptando a mesma aos novos desafios enfrentados pelos jovens, sensibilizando-os  para a importância da diversidade, da inclusão e do respeito pelas diferenças.

2 - Criação/renovação de ambientes de aprendizagem especiais, reforçando os recursos didático-tecnológicos, assegurando a digitalização das escolas, sem abolir o sistema de educação tradicional, garantindo uma educação equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem para todos.

3 - Realização de uma Assembleia Municipal extraordinária dedicada ao jovens, com o vereador do pelouro da juventude do respetivo município, dedicada a um tema votado pelos jovens, numa plataforma digital.

4 - Implementação, em todas as escolas, de um momento cultural periódico – semestral – que implique o envolvimento de toda a comunidade escolar, com vista ao desenvolvimento cívico e cultural.

Foi também aprovada a proposta de tema para a próxima edição - A Emigração Jovem: políticas para a fixação dos jovens em Portugal - e eleit@s as/os deputados e as deputadas que representarão o Círculo Eleitoral deste distrito, tendo sido eleitas três escolas:

  • Agrupamento de Escolas n. 2 de Abrantes, com as deputadas, Carolina Pires e Leonor Pires (Porta-Voz);
  • Escola Secundária Sá da Bandeira, de Santarém, com o deputado Afonso Antunes e a deputada Madalena Domingos;
  • Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves, de Torres Novas, com a deputada Laura Tiago e o deputado Miguel Cruz.

No total, participaram nesta iniciativa 61 jovens provenientes de dezanove escolas.

A Sessão contou ainda com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Leite, do delegado regional de Educação da Direção de Serviços da Região Lisboa e Vale do Tejo, Pedro Florêncio, e da diretora regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ, Eduarda Marques.

A organização desta iniciativa contou com a colaboração da Câmara Municipal de Santarém.

A Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, a decorrer na Assembleia da República, terá lugar nos dias 27 e 28 de maio, sendo o primeiro dia dedicado a reuniões de comissões e o segundo à realização da sessão plenária onde é aprovada a recomendação final sobre o tema em debate.

Acompanhe os acontecimentos deste programa em: https://jovens.parlamento.pt

Contatos

Telefone

+351 243 350 410

Email

mailsantarem@ipdj.pt

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>