notícia

Sessão distrital de Lisboa do Parlamento dos Jovens

Jovens deputados/as do distrito de Lisboa votaram o projeto de recomendação para a sessão nacional do Parlamento dos Jovens.

12/03/2025

Nos dias 10 e 11 de março, o Auditório José Mariano Gago – Pavilhão do Conhecimento foi palco da sessão distrital de Lisboa do Parlamento dos Jovens - Secundário.

Nesta sessão, jovens deputados/as de escolas do distrito de Lisboa discutiram o tema «Novas Tecnologias: Oportunidades e Desafios para os Jovens», tendo sido aprovado o projeto de recomendação a submeter à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens com as seguintes medidas:

  1. Elaboração de um Programa Nacional de Literacia Digital e Mediática, com ensino de técnicas para a triagem de informação e recomendações para o uso consciente e correto manuseamento da Inteligência Artificial;
  2. Proibição da posse dos telemóveis no 1.º ciclo e restrição do uso dos telemóveis durante as aulas no 2.º ciclo;
  3. Legislar a utilização de ferramentas da Inteligência Artificial por parte das autoridades nacionais de modo a não discriminar os cidadãos com base nas suas opções políticas ou crenças religiosas;
  4. Criação de uma aplicação onde os alunos teriam vídeos de toda e qualquer matéria lecionada no secundário. A estas matérias acrescentar-se-ia linguagem informática e empreendedorismo: para além de vídeos e métodos pedagógicos para alunos com deficiências cognitivas;
  5. Preservação do ambiente e promoção da sustentabilidade através do recurso às novas tecnologias, como a criação de novos centros tecnológicos, sistemas de captação mais sustentáveis e a utilização das «águas cinzentas», cumprindo a Resolução da Assembleia da República nº 85/2022, destacando assim Portugal na inovação e sustentabilidade.

Foi também aprovada a proposta de tema para a próxima edição: A ascensão da extrema-direita, e eleitos os deputados e as deputadas que representarão o Círculo Eleitoral deste distrito, tendo sido eleitas seis escolas:

Escolas efetivas:

  • Escola Secundária da Amadora – Deputados: Henrique Zava e Madalena de Paula (porta-voz);
  • Escola Secundária São João do Estoril – Deputados: Salvador Rino e Martim Patrão;
  • Agrupamento de Escolas 4 de Outubro, Loures – Deputados: Raquel Araújo e Wamy Masseca;
  • Agrupamento de Escolas Madeira Torres – Deputados: Vicente Alves e Diana Severiano;
  • Externato João Laberto Faria – Deputados: Francisco Nico e António Rodrigues;
  • Colégio Pedro Arrupe – Deputados: Martim Almeida e Rodrigo Gonçalves.

No total, participaram nesta iniciativa 134 jovens provenientes de 66 escolas do distrito de Lisboa.

Esta sessão contou com a presença do vice-presidente do IPDJ, Paulo Santos, da deputada da Assembleia da República, Eva Brás Pinho, da presidente da Ciência Viva, Rosália Vargas, do delegado regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Pedro Florêncio, e da diretora regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ, Sandra Monteiro, representantes da Assembleia da República e professoras/es das escolas participantes.

A Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, a decorrer na Assembleia da República, terá lugar nos dias 26 e 27 de maio, sendo o primeiro dia dedicado a reuniões de comissões e o segundo à realização da sessão plenária onde é aprovada a recomendação final sobre o tema em debate.

Aceda aqui a todos os acontecimentos deste programa.  

Contatos

Telefone

+351 218 920 800

Email

maillisboa@ipdj.pt

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>