notícia

Sessão distrital de Lisboa do Parlamento dos Jovens

Jovens deputados/as do distrito de Lisboa votaram o projeto de recomendação para a sessão nacional do Parlamento dos Jovens.

21/03/2023

Nos dias 20 e 21 de março de 2023, realizou-se a Sessão Distrital de Lisboa do Parlamento dos Jovens - Secundário, que decorreu no Palácio dos Marqueses de Praia e Monforte, em Loures.

Nesta sessão, jovens deputados/as de escolas do distrito de Lisboa discutiram o tema «Saúde Mental nos Jovens: Que Desafios, Que Respostas?», tendo sido aprovado o projeto de recomendação a submeter à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens com as seguintes medidas:

  1. Revisão da carga letiva e conteúdos, de forma a adequar as mesmas às necessidades de uma geração com múltiplos desafios e pressões;
  2. A criação de projetos escolares ao longo do ensino secundário que visem oferecer apoio aos alunos a nível psicológico, através da aprendizagem sobre como lidar com o stress de forma autónoma e eficiente. A nível de conteúdos, através de aulas obrigatoriamente lecionadas para a preparação dos exames nacionais, que serviriam apenas para o acesso ao ensino superior. Esta medida aplica-se a todos os tipos de ensino;
  3. Facilitar o acesso a consultas de psicologia e pedopsiquiatria, aumentando as comparticipações dos seguros e subsistemas de saúde, através de parcerias entre a Ordem dos Psicólogos e instituições de Ensino Superior e melhor distribuição  proporcional de psicólogos a nível nacional;
  4. Criação de legislação que contemple a integração de psicólogos clínicos nas escolas, existindo uma articulação entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, havendo uma melhor contratação e distribuição dos psicólogos;
  5. Campanhas informativas e interativas articuladas ao longo do ano letivo, em todas as escolas, dando apoio no temas da saúde mental, frisando o desporto escolar, workshops, atividades e a disponibilizações de informação online.


Foi também aprovada a proposta de tema para a próxima edição - Habitação Jovem - e eleitos os/as deputados e as deputadas que representarão o Círculo Eleitoral deste distrito, tendo sido eleitas cinco escolas:

  • Escola Secundária Dr. António de Carvalho Figueiredo, com os deputados Raquel Araújo e Carlos Cruz;
  • Escola Secundária do Restelo, com os deputados Rodrigo Cardoso e Maria Leonor Neves;
  • Escola Salesianos de Manique, com os deputados Clara Anastácio e Salvador Varges;
  • Colégio Marista de Carcavelos, com as deputadas Maria do Carmo Bentes e Mariana Matos;
  • Instituto de Ciências Educativas, com os deputados Gonçalo Pires e Laura Baptista.

No total, participaram nesta iniciativa 112 jovens provenientes de 54 escolas.

A Sessão contou ainda com a presença dos deputados da Assembleia da República, Susana Amador e Ricardo Lima, do presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, do delegado regional da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, Bruno Santos, e da diretora regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do desporto e Juventude, I.P., Eduarda Marques.

A Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, a decorrer na Assembleia da República, terá lugar nos dias 29 e 30 de maio, sendo o primeiro dia dedicado a reuniões de comissões e o segundo à realização da sessão plenária onde é aprovada a recomendação final sobre o tema em debate.

Todos os acontecimentos deste programa através do seu portal, em: https://jovens.parlamento.pt

Contatos

Telefone

(+351) 218 920 800

Email

maillisboa@ipdj.pt

Atualizado em: 22/03/2023

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>