notícia

Resultados da primeira edição «Selo Estudante-Atleta»

Contou com 11 candidaturas: sete Universidades e quatro Institutos Politécnicos, tendo oito IES cumprido as condições para atribuição do Selo.

02/10/2023

O Selo Estudante-Atleta, uma iniciativa do IPDJ lançada em 2022, tem como objetivo distinguir as Instituições de Ensino Superior (IES), ou suas Unidades Orgânicas (UO), que fomentam a articulação entre as carreiras duplas, e reconhecer boas práticas junto dos/as estudantes-atletas, incentivando o apoio estrutural à carreira dupla.

A atribuição do Selo Estudante-Atleta, resulta da avaliação das candidaturas submetidas pelas IES, numa ponderação mínima de 70 pontos, no conjunto das pontuações obtidas nos diferentes critérios elencados no Regulamento. Para a atribuição do Selo é considerada a implementação de condições suportadas em regulamentação própria, metodologias, infraestruturas, recursos, instrumentos e iniciativas que se destinem ao efetivo apoio estrutural do estudante-atleta.

A primeira edição desta iniciativa – relativa ao ano 2022 – contou com 11 candidaturas submetidas, nomeadamente sete Universidade e quatro Institutos Politécnicos, tendo oito IES cumprido as condições para atribuição do Selo, nomeadamente:

  • Universidade de Aveiro – 93 pontos
  • Universidade de Coimbra – 90 pontos
  • Universidade de Lisboa – 90 pontos
  • Instituto Politécnico de Leiria – 90 pontos
  • Universidade do Minho – 82 pontos
  • Universidade do Porto – 77 pontos
  • Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro – 74 pontos
  • Instituto Politécnico de Santarém – 71 pontos

A titularidade do Selo Estudante-Atleta é válida por dois anos consecutivos, reportados à data da sua atribuição.

Os resultados obtidos evidenciaram a existência de condições estruturais na generalidade das IES/UO onde é possível compatibilizar a carreira dupla dos estudantes-atletas, quer ao nível do acompanhamento, como ao nível do aproveitamento/ sucesso académico.

Concretamente, grande parte das IES apresenta medidas adicionais que poderão possibilitar uma maior flexibilização das obrigações académicas em função dos compromissos desportivos, a nível do processo de implementação do Estatuto Estudante-Atleta no Ensino Superior, garantido as condições logísticas/instalações bem como os incentivos (bolsas académicas/pagamento de propinas), com vista a uma melhoria dos seus resultados, quer académicos, quer desportivos, e também um maior sucesso no pós-carreira desportiva.

A distinção através do Selo-Atleta objetiva incentivar as IES para que os/as estudantes-atletas beneficiem de melhores condições de conciliação da carreira dupla, académica e desportiva, e também no pós-carreira desportiva, sendo também este um fator de diferenciação positiva na capacidade de atrair alunos/as.

A edição 2023/2024 conhecerá o período de candidaturas no início de janeiro/2024, a divulgação será assegurada no portal do IPDJ.

Aceda aqui a mais informação sobre esta iniciativa.

Atualizado em: 26/10/2023

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>