notícia

Resumo do Bootcamp XII «#DireitoaterDireitos – Política 360»

Jovens da região de Lisboa e Vale do Tejo refletiram e dialogaram sobre Política no Centro de Juventude de Lisboa.

16/12/2025

Nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, o Centro de Juventude de Lisboa organizou o Bootcamp XII #DireitoaterDireitos – Política 360, uma iniciativa que reuniu jovens de várias zonas da Área Metropolitana de Lisboa e de outras regiões do país para três dias dedicados à reflexão e ao diálogo sobre Política.

Sem partidos e sem distrações, o programa centrou-se no que realmente importa: compreender a Política que vive no quotidiano, nas escolhas que fazemos e nos contextos que moldam a nossa participação cívica.

Ao longo das sessões, reforçou-se uma ideia fundamental: o conhecimento é poder. Quanto mais informados estamos, melhores decisões somos capazes de tomar, tanto em processos formais como em formas informais de participação. Foi igualmente sublinhado que a participação pode começar em qualquer idade e ter impacto real na vida das comunidades.

Este bootcamp contou ainda com a presença de Miguel Cardoso, representante do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), e de Diogo Machado, representante da Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ), que foram entrevistados para o podcast Youth Talks

O podcast, resultante destas entrevistas, será lançado em dois episódios distintos, ainda durante o mês de dezembro.

Paralelamente, foram trabalhadas e votadas as propostas para os temas dos bootcamps a realizar em 2026, num exercício de cocriação e participação direta. Os temas selecionados serão anunciados em momento oportuno.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.