notícia

Resultados da segunda edição «Selo Estudante-Atleta»

Contou com 12 candidaturas: quatro Universidades e seis Institutos Politécnicos, uma Faculdade e uma Escola Superior, tendo sete IES cumprido as condições para atribuição do Selo.

26/12/2024

O Selo Estudante-Atleta, uma iniciativa do IPDJ lançada em 2022, tem como objetivo distinguir as Instituições de Ensino Superior (IES) ou suas Unidades Orgânicas (UO) que fomentam a articulação entre as carreiras duplas e reconhecer boas práticas junto dos/as estudantes-atletas, incentivando o apoio estrutural à carreira dupla.

A atribuição do Selo Estudante-Atleta, resulta da avaliação das candidaturas submetidas pelas IES, numa ponderação mínima de 70 pontos, no conjunto das pontuações obtidas nos diferentes critérios elencados no Regulamento. Para a atribuição do Selo é considerada a implementação de condições suportadas em regulamentação própria, metodologias, infraestruturas, recursos, instrumentos e iniciativas que se destinem ao efetivo apoio estrutural do estudante-atleta do ensino superior.

Recorda-se que ostentam esta distinção atualmente, em resultado da 1.ª edição 2023-2025, 8 Instituições de Ensino Superior, a Universidade Aveiro, a Universidade Coimbra, a Universidade Lisboa, a Universidade Minho, a Universidade Porto, o Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro e o Instituto Politécnico de Santarém e o Instituto Politécnico de Leiria.

Resultados da 2.ª Edição 2024-2026

A segunda edição desta iniciativa – relativa ao ano 2024 – contou com 12 candidaturas submetidas, nomeadamente 4 Universidades e 6 Institutos Politécnicos, uma Faculdade e uma Escola Superior, tendo 7 IES cumprido as condições para atribuição do Selo, nomeadamente:

  • Instituto Politécnico de Castelo Branco – 77 pontos

  • Instituto Politécnico de Coimbra – 75 pontos

  • Universidade Algarve – 74 pontos

  • Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia - ISLA-Gaia – 74 pontos

  • Universidade da Beira Interior – 73 pontos

  • Universidade NOVA de Lisboa – 73 pontos

  • Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – 71 pontos

A titularidade do Selo Estudante-Atleta é válida por dois anos consecutivos, reportados à data da sua atribuição.

Os resultados obtidos evidenciaram a existência de condições estruturais na generalidade das IES/UO onde é possível compatibilizar a carreira dupla dos estudantes-atletas, tanto ao nível do acompanhamento, como ao nível do aproveitamento/sucesso académico.

Concretamente, grande parte das IES apresenta medidas adicionais que poderão possibilitar uma maior flexibilização das obrigações académicas em função dos compromissos desportivos em representação das instituições de ensino superior, a nível do processo de implementação do Estatuto Estudante-Atleta no Ensino Superior, garantido as condições logísticas/instalações bem como os incentivos (bolsas académicas/pagamento de propinas), com vista a uma melhoria dos seus resultados quer académicos, quer desportivos, e também um maior sucesso no pós-carreira desportiva.

A edição 2025-2027 conhecerá o período de candidaturas no primeiro trimestre de 2025, cuja divulgação será assegurada no portal do IPDJ.

 

Atualizado em: 26/12/2024

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>