notícia

Projeto IDI 4 Sport realizou a sua 2.ª reunião em Lisboa

Desenvolver apoio à capacitação e formação de agentes desportivos e de ensino no domínio da inclusão de pessoas com deficiência no e através do desporto.

06/12/2023

Nos dias 23 e 24 de novembro teve lugar, nas instalações do Centro de Juventude de Lisboa, a segunda reunião de parceiros do projeto IDI4Sport - Inclusão e Deficiência no e através do Desporto.

Coordenado pela France Education International, integram este projeto 7 parceiros europeus, incluindo o IPDJ, I.P., tendo o projeto sido financiado pelo programa Erasmus + Desporto, em 400 mil euros.

O seu principal objetivo é o desenvolvimento de um quadro de suporte à capacitação e formação de agentes desportivos e de ensino (treinadores, professores e demais agentes dos diferentes setores com intervenção no domínio do desporto e da atividade física) no domínio da inclusão de pessoas com deficiência no e através do desporto.

Iniciado em janeiro deste ano, foi já efetuado o mapeamento e recolha das melhores práticas disponíveis neste âmbito, bem como a criação de uma base de dados onde toda a informação recolhida poderá ser consultada publicamente de forma estruturada.

Sob a coordenação do IPDJ, I.P. e com a colaboração da Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal (APCAS), encontra-se a decorrer o desenvolvimento do mapa racional e do enquadramento técnico do modelo de capacitação, seguindo-se a fase de experimentação de ações-piloto que permitirão aferir a qualidade do modelo proposto.

Terminando em dezembro de 2025, este projeto surge a partir do reconhecimento da reduzida participação em atividades desportivas, e por inerência, físicas, de crianças e jovens com deficiência nos clubes, nas escolas e noutras estruturas de enquadramento. Trata-se de um problema complexo e multidimensional, afetando todos os países da União Europeia (UE), mesmo naqueles que têm vindo a implementar medidas recentes neste âmbito. 

A necessidade de uma resposta coletiva e coerente em nível transnacional foi reconhecida, especialmente pela Estratégia da Comissão Europeia para os Direitos das Pessoas com Deficiência 2021-2030, a qual insta à cooperação entre os Estados-membro da UE para partilhar e disseminar as melhores práticas bem como para aprender uns com os outros nas áreas da educação e do desporto.

Poderá consultar os materiais já produzidos e obter mais informação no seguinte sítio eletrónico do projeto: aqui.
 

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>