notícia

Ponto JA inicia processo de revitalização da sua rede

Coimbra é o ponto de partida da experimentação de espaços que vão ao encontro das necessidades e motivação do público, com maior e mais diversa oferta de serviços.

07/12/2021

O IPDJ, em parceria com o LabX – Centro para a Inovação no Setor Público, encetou um processo de redesenho e revitalização da Rede Ponto JA no sentido de a transformar numa resposta concreta e efetiva às necessidades dos públicos com modelos de atendimento e de serviços alternativos que possam ir ao encontro das necessidades e motivação de quem os procura (jovens, associações juvenis, desportivas, atletas), diversificando e aumentando a oferta de serviços que podem ser disponibilizados nestes espaços. 

Após identificar as necessidades do público-alvo arrancou com um projeto piloto (Laboratório Vivo) no Ponto JA de Coimbra com o objetivo de testar soluções inovadoras em contexto real e adaptado à realidade local. 

O ponto de partida do projeto foi um exercício «Teoria da Mudança» realizado pela equipa de projeto. Com base nos resultados obtidos perspetivou-se um plano de investigação que contemplou a auscultação a jovens, agentes desportivos e técnicos/as e dirigentes do IPDJ com mais de 1 600 participações. Em paralelo, foi realizada a capacitação, de um grupo de 25 técnicos/as e dirigentes do IPDJ da qual resultaram propostas experimentais a ser validadas no terreno. 

Pretende-se com esta revitalização da rede:

  • Oferecer um serviço de excelência que promova uma cidadania informada, ativa e capaz de intervir e participar na sociedade;
  • Criar um serviço de referência;
  • Gerar uma solução com oferta global e abrangente;
  • Corresponder às necessidades do público jovem;
  • Oferecer serviços presenciais e online;
  • Incrementar a sinergia com outros organismos públicos.

Da parceria com o LabX resultou, já, a colocação de um protótipo de balcão de autoatendimento e uma página digital com os principais serviços públicos online dedicada à população jovem. 

Atualizado em: 08/02/2022

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>