notícia

Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais inaugura nova Casa das Ideias

A Casa das Ideias é um espaço de educação não formal e animação socioeducativa.

17/02/2022

Teve lugar a inauguração da nova Casa das Ideias da PASEC. Na sequência da comemoração dos 20 anos da organização e processo de obras de adaptação e reconstrução do espaço sede da associação juvenil nos últimos 3 anos, teve lugar a cerimónia de inauguração da nova Casa das Ideias e das suas novas valências. 

Esta cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, o Diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Dias, a Vereadora da Juventude do Município de Famalicão, Luísa Azevedo e dezenas de entidades parceiras.

Durante a sua intervenção, a Presidente da PASEC, Sara Gomes recordou que «na PASEC dizemos que Há dias em que tudo muda. Com esta ideia queremos lembrar que cada dia é uma nova oportunidade, cada novo dia é um recomeço que pode transformar tudo o que ainda ficou por fazer. Há oito anos atrás, foi o dia em que tudo mudou, nasceu a Casa das Ideias.»

Entretanto, o Presidente do Município de Famalicão, Mário Passos, fez questão de lembrar a dimensão nacional e europeia da PASEC, sem paralelo no movimento juvenil português. Lembrou a PASEC enquanto movimento juvenil de excelência na inovação social e educação não formal.

O Diretor do IPDJ Norte, Vítor Dias, em representação do Estado português, enalteceu o percurso da PASEC, o valor acrescentado que os seus projetos têm nos territórios em que atua e a escola de valores que se tornou. Referiu ainda os números impressionantes que a organização atingiu, não só no número de jovens que envolve, mas nos prémios e distinções que continuamente recebe.

A Casa das Ideias, com 8 anos, é um espaço de educação não formal e animação socioeducativa que mobiliza mais de 1 700 jovens diferentes por semana nos domínios das artes, capacitação, inclusão, desporto e protagonismo juvenil. Depois de três anos de obras, sem nunca parar a intervenção, mostrou à comunidade as suas novas valências e projetos.

Nos últimos oito anos, em números acumulados, a Casa das Ideias realizou 17 521 ações de envolvimento juvenil (reuniões, ensaios artísticos, sessões de capacitação, entre outras); teve um acumulado de mais de 438 mil crianças e jovens em todas as dinâmicas que desenvolveu; deu lugar a 43 intercâmbios internacionais da UNESCO, Erasmus + e noutros programas de cooperação; acolheu mais de 520 voluntários/as; teve um acumulado de mais de 21 700 adultos/as em todas as dinâmicas que desenvolveu; foi e é a casa de mais de 130 grupos juvenis.

As obras agora inauguradas tiveram o apoio do Município de Famalicão e Instituto Português do Desporto e Juventude através do Plano de Apoio Infraestrutural. 

Contatos

Telefone

00351 917 380 178

Email

pasec.geral@gmail.com

Redes Sociais

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>