notícia

«Parlamento dos Jovens»: Eleitos/as deputados/as do distrito da Guarda

Jovens deputados/as da Guarda vão defender propostas das escolas do distrito na Assembleia da República.

13/03/2023

Realizou-se, no dia 13 de março, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude da Guarda, a Sessão Distrital do Ensino Secundário do Programa Parlamento dos Jovens, onde se tomaram as deliberações ao nível do círculo eleitoral da Guarda e se elegeram os/as deputados/as à Sessão Nacional, que se realiza na Assembleia da República, nos dias 30 e 31 de maio.

Na mesa da sessão de abertura estiveram presentes o deputado da Assembleia da República, António Monteirinho, o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, representante da Direção de Serviços Regional de Educação do Centro, Conceição Santos, a  Diretora Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude, Catarina Durão e a jovem presidente da Sessão Distrital, Rita Sobral, da Escola Secundária Gonçalo Anes Bandarra, Trancoso.

Na sessão estiveram presentes 15 escolas (45 deputados/as efetivos/as e 15 suplentes), tendo sido eleitos para representarem o Círculo Eleitoral da Guarda na Sessão Nacional as seguintes escolas e respetivos deputados e deputadas:

  • Escola Secundária da Sé, Guarda | deputados/as: Marisa Gonçalves; Sofia Monteiro;
  • Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo | deputados/as: Alexandre Coelho; Gabriela Lopes;
  • Agrupamento de Escolas de Gouveia | deputados/as: (Porta-Voz) André Ferreira; Simão Oliveira.

Foram eleitas como escolas suplentes a Escola Básica e Secundária de Mêda, com Filipa Santos e Anaísa Sequeira e a Escola Básica n.º 2 de Manteigas, com Francisca Nogueira e Daniela Silva.

Pode consultar aqui o projeto de recomendação do Círculo Eleitoral da Guarda, que irá estar em discussão na Sessão Nacional, sobre «Saúde Mental nos jovens: Que desafios? Que respostas?».

O tema proposto em nome do Círculo Eleitoral de Guarda à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, para debate no próximo ano letivo é: «Educação Financeira»

No distrito da Guarda o Programa Parlamento dos Jovens envolveu 15 escolas, 240 alunos, 2 722 eleitores inscritos, 1 768 votantes, 24 listas e 47 turmas.

A mesa que conduziu a sessão distrital foi constituída pela presidente, Rita Sobral da Escola Secundária Gonçalo Anes Bandarra, Trancoso, vice-presidente Beatriz Saraiva, do Agrupamento de Escolas de Seia e pela secretária Mariana Rosa, do Instituto de Gouveia – Escola Profissional.

Para conhecer melhor o Programa Parlamento dos Jovens pode consultar a página do mesmo, clicando aqui.

Contatos

Email

mailguarda@ipdj.pt

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>